Leega lança solução de inteligência de dados marketing das empresas

Marketing Analytics combina arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning.

A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing especialista em soluções de Data Analytics, Data Science e Cloud, lançou uma solução exclusiva de inteligência de dados para otimizar processos e ações de marketing. A solução Marketing Analytics by Leega combina a arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning com o objetivo de agregar inteligência a diferentes etapas da jornada de compra do consumidor, possibilitando a construção de uma régua de relacionamento personalizada de acordo com o perfil e ciclo de vida do usuário. Além disso, o uso da ciência de dados permite o aperfeiçoamento de processos e a tomada de decisões mais ágeis e efetivas, impulsionando os resultados de empresas de diferentes portes e áreas de atuação.

Para desenvolver a solução, a Leega considerou, inicialmente, três pilares: identificar os principais desafios do marketing nos diferentes estágios da jornada de compra (atração, conversão, venda e fidelização); mapear os ambientes de tecnologia, ou seja, as ferramentas e parceiros disponíveis, e, por fim, identificar as principais métricas e indicadores utilizados pelas áreas de marketing – como LTV, Vendas, CAC e Churn –  e as maiores necessidades de inteligência – como a clusterização e a recomendação de ofertas.

“Durante seis meses, uma equipe multidisciplinar da Leega realizou diversos testes e pesquisas relacionados ao uso de inteligência de dados para a área de marketing das empresas a fim de pontuar os principais desafios dos profissionais deste setor e construir modelos de inteligência artificial que potencializam a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa. A partir dessa análise cuidadosa, desenvolvemos uma solução que leva em conta as maiores necessidades de inteligência, como conhecer profundamente o cliente, predizer seu comportamento de compra e oferecer uma mensagem aderente e de acordo com seu perfil, aprofundando o relacionamento com a empresa, além de estratégias de campanhas, processos e ferramentas de marketing. Em outras palavras, fizemos um raio-x ou um diagnóstico amplo do departamento de marketing das organizações para encontrar a melhor solução em inteligência de dados”, explica Ivan Vemado, Head of Data Science and Analytics da Leega.

Aceleradores

Os aceleradores são métricas desenvolvidas com inteligência artificial de fácil implementação (máximo de dois meses) que respondem, de maneira prática e efetiva, alguns dos principais questionamentos dos profissionais de marketing: “Quem são meus clientes?”, “Quais os melhores canais para me comunicar com eles?”, “Quem está próximo de efetuar uma compra?”, “Que tipos de ofertas eles gostariam de receber?”.

Estes recursos desenvolvidos a partir da união de engenharia de dados e machine learning permitem a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa. O acelerador “Análise de Cluster”, por exemplo, agrupa consumidores considerando seus interesses em comum, enquanto o Predição de Churn, detecta clientes que vão deixar de se relacionar com a marca, e o Targeting Preditivo, aponta os usuários mais receptivos às ofertas. “Os aceleradores funcionam de forma independente e podem ser customizados de acordo com o perfil de cada empresa”, explica Ivan Vemado, Head de Data Analytics da Leega.

Segundo Vemado, a tecnologia transformou o consumo e a forma de fazer marketing. “Hoje, não basta que os profissionais da área dominem os 4Ps (produto, praça, preço e promoção). É preciso que as empresas implementem uma estratégia data-driven efetiva para acompanhar as constantes e desafiadoras mudanças do mercado e jornadas de compra do consumidor cada vez mais complexas. Nesse cenário, contar com ferramentas de inteligência artificial pode representar um importante diferencial competitivo”, explica Vemado.

De acordo com estudos da Forrester Consulting menos de 0,5% dos dados disponíveis no mundo são analisados, o que mostra a grande dificuldade de coletar, tratar e analisar informações forma efetiva. “Esse deixou de ser um problema exclusivo das áreas de TI e BI e passou a ser debate relevante de diversas organizações”, reforça. Entre as vantagens da solução Marketing Analytics by Leega estão o custo-benefício, a rápida implementação, os insights preditivos na tomada de decisões, o maior conhecimento da jornada do consumidor, a automatização do fluxo de dados e a flexibilidade na integração de novas tecnologias.

Entre outros aceleradores da Leega estão Algoritmo de Recomendação, Predição de Compra, RFM e Predição de Vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bebidas Online busca captar R$ 2 milhões com pessoas físicas

Com crescimento projetado de 19% para 2022, startup de delivery de bebidas usará recursos nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos e expansão do time

Cibra destaca importância de fertilizante para as cooperativas

Luiz Freiberger: 'Criação de novos relacionamentos e negócios e o fortalecimento daqueles já existentes'

Últimas Notícias

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência

Comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

Mercado pet deve crescer 14% em 2022

Chile é o país que mais importou produtos pets brasileiros no primeiro trimestre; setor prevê novas exportações neste ano.

FGTS vira moeda do governo para movimentar a economia

Atualização monetária das contas do Fundo não acontece e trabalhador continua no prejuízo.

EUA: tiroteio em escola bate maior número em 20 anos

Segundo relatório, houve apenas 23 incidentes com vítimas fatais durante o ano letivo de 2000/2001.

Bebidas Online busca captar R$ 2 milhões com pessoas físicas

Com crescimento projetado de 19% para 2022, startup de delivery de bebidas usará recursos nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos e expansão do time