Legal e devagar

Meninas dos olhos de Anthony Garotinho, que as apresenta como paradigma da sua política de segurança, as delegacias legais continuam mais legais na propaganda que na prática. Segunda-feira passada, o registro de uma ocorrência de furto na 13ª DP (Posto Seis) consumiu longas quatro horas de paciência da vítima e de suas testemunhas.

Ladeira abaixo
As vendas de carros usados voltaram a derrapar em maio. Mês passado foram vendidos
47.175 veículos usados, no país. Esse número representa uma ré de 17,86%, em relação ao mesmo mês de 2001, quando foram negociadas 57.429 unidades. Nos cinco primeiros meses do ano nem a queda de 0,36% nos preços impediu o setor de amargar um tombo de 24,36%: foram 237.381 carros vendidos, contra 313.812, em comparação com igual período do ano passado 2001. Os dados são da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo(Assovesp) e do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Automotores  Usados no Estado de São Paulo (Sindiauto), que representam os revendedores independentes.

União
Jornalistas de São Paulo acabam de criar a Cooperativa dos Profissionais em Jornalismo de Campinas e Região (Projornal). A Projornal é a primeira entidade do gênero no Estado de São Paulo. O objetivo é ampliar o mercado de trabalho e oferecer profissionais qualificados
em jornalismo para atender demandas múltiplas nas áreas de comunicações. A cooperativa tem 22 associados com experiência nas áreas de assessoria de imprensa, edição, redação, fotografia, diagramação, ilustração, produção de sites e conteúdo para Internet, consultoria de veículos de comunicações e organização de sistemas de comunicações e arquivos nas áreas pública e privada. O presidente da Projornal é Carlos Alberto Tidei, da assessoria de imprensa da Unicamp.

Corrente pra frente
No próximo dia 17 – quando a seleção brasileira enfrenta o segundo colocado no grupo H (que reúne Rússia, Japão, Bélgica e Tunísia), as agências e postos bancários atenderão o público a partir das 12h (horário de Brasília) até o horário habitual de fechamento – 15h ou 16h, conforme a cidade. Esse horário de atendimento também será mantido em 26 de junho, se o Brasil se classificar para a semifinal da Copa do Mundo.

Mercado futuro
Sem ter como jogar a culpa no antecessor – como fazem os governantes recém-empossados – a equipe econômica de FH tenta empurrar a culpa pela crise que está se agravando nos ombros do sucessor. Muito original.

Impunidade cínica
A Pastoral Social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) repudiou  a absolvição dos soldados envolvidos no massacre de sem-terras em Eldorado dos Carajás. “Entendemos que a absolvição dos 124 PMs contribui para a escalada da violência, no campo e na cidade, na medida em que estimula a impunidade dos culpados. Até mesmo os oficiais condenados nos julgamentos anteriores do mesmo caso, apesar das penas condenatórias, permanecem em liberdade”, diz o documento, taxando de “cínica” a decisão do tribunal. “Esperava-se que no julgamento de Carajás, pelo número de pessoas mortas, pela extrema crueldade e pela repercussão aqui e no exterior, os culpados fossem exemplarmente punidos. Mas prevalece, outra vez, a mais cínica impunidade. Cínica a ponto de os soldados alegarem que atiraram para o alto! Deve-se supor que foram os próprios trabalhadores que abriram fogo contra si mesmos?”, ironiza a pastoral.
Vale tudo
O crescente uso das pesquisas eleitorais para manipulação das cotações de ativos financeiros alavancou um antigo nicho de mercado: o uso das margens de erro. Com percentuais de variação que chegam a até quatro pontos percentuais, a otimização do uso dessas margens permite milagres espantosos para fins de manchetes a favor na imprensa “chapa branca”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÉ ele
Próximo artigoGenérico fraco

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Funcionalismo público: críticas e realidade da categoria

Por Relly Amaral Ribeiro.

Scheer Churrasqueiras dobra vendas na pandemia

Empresa lançou 25 itens em sua linha residencial.

RJ terá receita extra de R$ 100 bilhões

Uma receita extra de R$ 100 bilhões nos próximos dez anos é o que prevê o governo do Estado do Rio de Janeiro com...

Forte recuperação do seguro Viagem

O seguro Viagem continua a mostrar recuperação depois de um forte período de quedas devido à pandemia da Covid-19 e às restrições impostas como...

CNseg aponta vetores de impacto da economia nos próximos meses

Os vetores prós e contra o crescimento do PIB do país em 2021 e em 2022 são relacionados na nova edição (nº 56)...