Lei inócua

O economista do Dieese, Henrique Jager, considera que nenhuma lei poderá, como é o objetivo da Lei 10.892, promulgada no último dia 13, obrigar o pagamento de prestações no comércio com cheque ou cartão. “Poderia ocorrer o contrário, ou seja, o comércio recusar o pagamento em cheque ou cartão e o governo obrigar o estabelecimento a receber”, frisou. Ele acrescenta que, no Brasil, 40% da população não têm conta bancária e o sistema financeiro não teria estrutura para cumprir ama lei nesse sentido. “Há pouco tempo, chegava a 60% o percentual dos que não tinham conta em banco”, lembrou Jager.

Homenagem
O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Granja Victer, recebeu ontem, na sede Fundação de Estudos do Mar (Femar), o título de Confrade Emérito, concedido pela Confraria dos Velhos Marinheiros. De acordo com o presidente da entidade, João Rosauro, as pessoas que ganham essa medalha são escolhidas por indicação dos confrades, que decidiram homenagear o secretário pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no tocante à revitalização da indústria naval e de marinha mercante brasileira desde 1999.

TV Digital
O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, afirmou em evento, ontem no Rio de Janeiro, que o projeto de TV digital além de oferecer, para a população brasileira, alta definição, som límpido, sinal estável e a possibilidade de interatividade, vai permitir a inclusão do cidadão de baixa renda na sociedade de informação e a inovação do parque de televisores e componentes do Brasil. O ministro só esqueceu de dizer se o brasileiro (desempregado ou ganhando este ridículo salário mínimo), vai ter dinheiro para comprar os televisores do tal projeto.

Ociosidade
Na noite de 23 de julho último, cerca de 40 famílias sem teto, entre moradores de rua, de abrigos, ou que já não conseguem arcar com o aluguel ocuparam o prédio número 110 da Rua Barão de São Félix, próximo à Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. O imóvel de 12 andares pertence ao Incra e encontra-se vazio e não utilizado há pelo menos 21 anos, segundo informações de vizinhos.

Mestrado
Ser mestrando do Coppead é o pré-requisito exigido para o preenchimento de uma das três vagas que a Sulamérica Seguros está oferecendo a executivos através do seu site na Internet. Os alunos do mestrado do Coppead estão mesmo em alta no mercado: 50% dos formandos deste ano já estavam empregados antes mesmo da Semana de Recrutamento, que está acontecendo nestes dias, com a participação de empresas como Shell, Ambev, Nestlé e Souza Cruz.

Viva a produção!
Synésio Batista da Costa, presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP), espera que o governo trace, o mais rápido possível, caminhos para o crescimento econômico do país. “A nação não pode ficar prisioneira de um procedimento obsessivo de superávit sem um mercado interno vigoroso. Chega de vivermos de bolha em bolha, de sobressalto em sobressalto”.
Para Batista, não há outra alternativa senão o incremento da produção. “Temos de criar condições para que o setor produtivo gere empregos e os trabalhadores desempregados entrem novamente no mercado”.

Elas decidem
As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro. Um levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que dos 119,8 milhões de eleitores, 61,3 milhões são mulheres contra 58,3 milhões de homens. No Rio de Janeiro, por exemplo, elas representam 52,71% do eleitorado. A menor participação feminina está em Mato Grosso, 48,03%. O levantamento do TSE mostra também que 23,84% do eleitorado do país estão na faixa etária de 25 a 34 anos, o que corresponde a 28,9 milhões de pessoas. Os eleitores com 16 e 17 anos representam 2,9% do total e os que estão na faixa de 60 a 79 anos, 11,7%. O Brasil tem hoje 121,3 milhões de eleitores.

Contra a enganação
O brigadeiro Ércio Braga, ex-presidente do Clube da Aeronáutica, apresenta o livro As 10 Mentiras Capitais do Capitalismo da Globalização, de sua autoria, na próxima segunda-feira, às 17h30. O evento será no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. O endereço é Rua Araújo Porto Alegre, 71/7º andar, no Centro. A promoção é do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPirata no campo
Próximo artigoPrimeiro de abril

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.