Lei Seca para quem dirigir num barato?

A legalização da maconha em alguns estados norte-americanos está associada a aumento da frequência de sinistros de veículos, mostra estudo do Insurance Information Institute (“Recreational marijuana and impaired driving”).

Na média, em um estado que já legalizou a droga, houve aumento de 6% na quantidade de colisões de veículos. Em alguns estados – Colorado, por exemplo – o aumento foi maior, de quase 13%. “Será que, algum dia, tal discussão vai chegar ao Brasil?”, questiona o consultor Francisco Galiza.

A droga afeta diferentemente as pessoas, mas, em geral, compromete a capacidade de direção, memória e atenção do motorista. Associada ao álcool, a maconha tem o efeito aumentado. Quanto maior a quantidade da droga, maior a probabilidade de o usuário ser o culpado do acidente.

 

Ensino… ensina

Pesquisas comprovam que a educação sexual não leva a atividades sexuais precoces. Ao contrário, o ensino do tema ajuda a combater comportamentos de risco e prevenir a gravidez na adolescência, ensina a subsecretária-geral da ONU e chefe do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Natalia Kanem.

Existe um movimento crescente para privar jovens dos serviços de saúde sexual e reprodutiva e das informações de que necessitam. Como resultado, muitos jovens recebem mensagens incorretas, conflitantes e confusas sobre sexualidade e gênero”, afirmou Natalia, em evento no Rio de Janeiro mês passado.

 

Pensar o Brasil

O Instituto da Brasilidade inicia esta semana o projeto Semanas da Brasilidade, que realizará, todas as segundas-feiras, encontros com especialistas em diversas áreas para o debate sobre a formação brasileira e principais entraves para o nosso desenvolvimento.

O Instituto reúne intelectuais, acadêmicos e integrantes da sociedade para discutir e pensar o Brasil, a identidade nacional, desenvolvimento, infraestrutura e posição no mundo, buscando um país soberano e mais justo.

A abertura será de peso: Carlos Lessa, Roberto Requião e Aldo Rebelo, com mediação de Darc Costa. Os encontros serão no Casarão Ameno Resedá (Rua Pedro Américo, esquina com Bento Lisboa, no Catete, RJ) e as inscrições estão abertas em ibrasilidade@gmail.com (os organizadores pedem para enviar nome completo e telefone).

 

Esperança

Especialista na área de saneamento garante que, com a entrada em operação da primeira fase da Estação Alegria, na semana que se acaba, 55% do esgoto que chega à Baía de Guanabara passará a ser tratado. Com a finalização desta instalação e a entrada da estação da Maré, o percentual chegará a 80%. Será que finalmente o Programa de Despoluição da Baía chega a sua reta final?

 

Sem rompantes

A decisão de Bolsonaro de acabar com o horário de verão não pode ser debitada ao obscurantismo no governo. Na União Europeia, também se estuda o fim do sistema. Mas o presidente deveria usar estudos técnicos para não ser amador nos radares nas estradas ou na tomada de 3 pinos.

 

Rápidas

No dia 11, o auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, campus Higienópolis (SP), recebe a Conferência Internacional sobre Populismo na América Latina, com a presença da candidata à Presidência da Guatemala, Gloria Álvarez, e do jornalista Leandro Narloch. Inscrições: sympla.com.br/populismo-na-america-latina—gloria-alvarez__491304 *** A rede de franquias YES! Idiomas planeja inaugurar este ano 30 unidades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiás, após chegar a 100 unidades no território fluminense, totalizando 150 lojas em 17 estados *** “Gestão social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS” é o curso que o Ibef-RJ realizará em 16 e 17 de abril, das 18h às 22h, com Marcio Ruiz Schiavo. Detalhes em cursosibefrio.org.br *** Quem puder ajudar a construção de um gatil que atende a 40 animais em Teresópolis (RJ) pode fazer doações via vakinha.com.br/vaquinha/construcao-urgente-do-gatil?utm_campaign=whatsapp&utm_content=467654&utm_medium=website&utm_source=social-shares. Foi detectado um gato com FeLV e todos os felinos terão que ser testados precisarão de uma nova instalação para separar os positivos dos negativos *** Apoio para tirar do papel os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) é o que oferece aos universitários a Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que oferece apoio financeiro, técnico e de negócios para estudantes. Inscrições até 22 de abril em awc.institutotim.org.br/inscreva-se/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.