Lei Seca para quem dirigir num barato?

Estados norte-americanos que legalizaram a maconha viram número de acidentes de carro aumentar.

A legalização da maconha em alguns estados norte-americanos está associada a aumento da frequência de sinistros de veículos, mostra estudo do Insurance Information Institute (“Recreational marijuana and impaired driving”).

Na média, em um estado que já legalizou a droga, houve aumento de 6% na quantidade de colisões de veículos. Em alguns estados – Colorado, por exemplo – o aumento foi maior, de quase 13%. “Será que, algum dia, tal discussão vai chegar ao Brasil?”, questiona o consultor Francisco Galiza.

A droga afeta diferentemente as pessoas, mas, em geral, compromete a capacidade de direção, memória e atenção do motorista. Associada ao álcool, a maconha tem o efeito aumentado. Quanto maior a quantidade da droga, maior a probabilidade de o usuário ser o culpado do acidente.

 

Ensino… ensina

Pesquisas comprovam que a educação sexual não leva a atividades sexuais precoces. Ao contrário, o ensino do tema ajuda a combater comportamentos de risco e prevenir a gravidez na adolescência, ensina a subsecretária-geral da ONU e chefe do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Natalia Kanem.

Existe um movimento crescente para privar jovens dos serviços de saúde sexual e reprodutiva e das informações de que necessitam. Como resultado, muitos jovens recebem mensagens incorretas, conflitantes e confusas sobre sexualidade e gênero”, afirmou Natalia, em evento no Rio de Janeiro mês passado.

 

Pensar o Brasil

O Instituto da Brasilidade inicia esta semana o projeto Semanas da Brasilidade, que realizará, todas as segundas-feiras, encontros com especialistas em diversas áreas para o debate sobre a formação brasileira e principais entraves para o nosso desenvolvimento.

O Instituto reúne intelectuais, acadêmicos e integrantes da sociedade para discutir e pensar o Brasil, a identidade nacional, desenvolvimento, infraestrutura e posição no mundo, buscando um país soberano e mais justo.

A abertura será de peso: Carlos Lessa, Roberto Requião e Aldo Rebelo, com mediação de Darc Costa. Os encontros serão no Casarão Ameno Resedá (Rua Pedro Américo, esquina com Bento Lisboa, no Catete, RJ) e as inscrições estão abertas em [email protected] (os organizadores pedem para enviar nome completo e telefone).

 

Esperança

Especialista na área de saneamento garante que, com a entrada em operação da primeira fase da Estação Alegria, na semana que se acaba, 55% do esgoto que chega à Baía de Guanabara passará a ser tratado. Com a finalização desta instalação e a entrada da estação da Maré, o percentual chegará a 80%. Será que finalmente o Programa de Despoluição da Baía chega a sua reta final?

 

Sem rompantes

A decisão de Bolsonaro de acabar com o horário de verão não pode ser debitada ao obscurantismo no governo. Na União Europeia, também se estuda o fim do sistema. Mas o presidente deveria usar estudos técnicos para não ser amador nos radares nas estradas ou na tomada de 3 pinos.

 

Rápidas

No dia 11, o auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, campus Higienópolis (SP), recebe a Conferência Internacional sobre Populismo na América Latina, com a presença da candidata à Presidência da Guatemala, Gloria Álvarez, e do jornalista Leandro Narloch. Inscrições: sympla.com.br/populismo-na-america-latina—gloria-alvarez__491304 *** A rede de franquias YES! Idiomas planeja inaugurar este ano 30 unidades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiás, após chegar a 100 unidades no território fluminense, totalizando 150 lojas em 17 estados *** “Gestão social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS” é o curso que o Ibef-RJ realizará em 16 e 17 de abril, das 18h às 22h, com Marcio Ruiz Schiavo. Detalhes em cursosibefrio.org.br *** Quem puder ajudar a construção de um gatil que atende a 40 animais em Teresópolis (RJ) pode fazer doações via vakinha.com.br/vaquinha/construcao-urgente-do-gatil?utm_campaign=whatsapp&utm_content=467654&utm_medium=website&utm_source=social-shares. Foi detectado um gato com FeLV e todos os felinos terão que ser testados precisarão de uma nova instalação para separar os positivos dos negativos *** Apoio para tirar do papel os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) é o que oferece aos universitários a Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que oferece apoio financeiro, técnico e de negócios para estudantes. Inscrições até 22 de abril em awc.institutotim.org.br/inscreva-se/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 1,238 bi em setembro

As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,238 bilhão em setembro deste ano. De acordo com os dados do...

81% dos brasileiros têm contas em mais de uma instituição financeira

Oito em cada dez brasileiros têm conta em mais de uma instituição financeira, ou seja, controla suas finanças de força desagregada. É o que...