Foto tirada em 8 de janeiro de 2020, mostra um computador pessoal Lenovo 5G na Consumer Electronics Show 2020 em Las Vegas, Estados Unidos. (Xinhua/Wu Xiaoling)
Beijing, 2 jun (Xinhua) — A consultoria norte-americana Gartner divulgou recentemente sua lista das 25 maiores cadeias de suprimentos globais para 2022, e as empresas chinesas Lenovo e Alibaba estão nela, informou o Economic Information Daily nesta quarta-feira.
É a oitava vez que a Lenovo entrou na lista, ocupando o 9º lugar desta vez, e o Alibaba ficou no 25º lugar.
A lista Gartner Global Supply Chain Top 25 já é publicada há 18 anos consecutivos. Reporta-se que as empresas pré-selecionadas devem ser fabricantes, revendedores ou varejistas da Fortune Global 500 ou Forbes Global 2000, cada uma com uma receita anual de mais de 12 bilhões de dólares americanos, divulgada publicamente em seus dados financeiros.
“Dificuldades na cadeia de suprimentos estão acelerando a transformação inteligente da Lenovo.” A Gartner acredita que a Lenovo está comprometida em alcançar maior uniformidade e em estabelecer um alto grau de colaboração com partes e fornecedores, e fez grandes esforços para melhorar a experiência do cliente e a resiliência da cadeia de suprimentos.
Enfrentando o impacto da pandemia de COVID-19 na cadeia industrial e na cadeia de suprimentos, as bases de produção da Lenovo em Wuhan, da província de Hubei, no centro da China, em Shenzhen, da província de Guangdong, no sul da China, e em Hefei, da província de Anhui, no leste da China, ativaram seus planos de emergência o mais rápido possível com o objetivo de cooperar com os fornecedores para resolver problemas como abastecimento, prevenção e controle da pandemia, e assim, conseguiram a retomada dos trabalhos e da produção rapidamente.
Em Hefei, a Lenovo alcançou uma programação de produção conjunta com fornecedores upstream que podem acessar as necessidades da Lenovo a partir do sistema relacionado e então fabricar produtos associados sob demanda, melhorando a eficiência e reduzindo o estoque.
Por meio de uma produção cada vez mais colaborativa, Lenovo, Alibaba e outras empresas estão transmitindo ativamente a capacidade de construir cadeias de suprimentos resilientes para empresas upstream e downstream.
“Isso é de extrema importância”, disse Lin Xueping, especialista em cadeias de suprimentos, acrescentando que uma combinação de empresas com fortes habilidades e dominando cadeias de suprimentos resilientes proporcionará as capacidades de manufatura enxuta e a maior competitividade de um país.
Cisco Systems, Schneider Electric, Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson e PepsiCo ocupam os cinco primeiros da lista 2022 Gartner Global Supply Chain Top 25. Microsoft, Siemens e AstraZeneca foram recentemente selecionadas este ano, enquanto 3M e Starbucks saíram da lista. No setor de eletrônicos, observado de perto, a Dell Technologies e a HP Inc. ficaram em 15º e 17º, respectivamente neste ano. Fim
Leia também: