30.1 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Leão seletivo

Seria um absurdo subsídio à classe média, disparou o secretário adjunto da Receita Federal, Ricardo Pinheiro, sobre a proposta de permitir abater do Imposto de Renda o salário pago a empregadas domésticas. Fez falta uma reação tão vigorosa do tecnocrata na semana passada, quando foi criado subsídio para a classe alta estrangeira vir faturar no Brasil – e sem criar um emprego.

Afiando as garras
Parte da estratégia da marquetagem palaciana de tentar reaproximar a classe média do PT, a isenção do pagamento de Imposto de Renda para quem vender imóvel e aplicar integralmente o ganho na compra de outra residência, em até 180 dias, tem outros desdobramentos fiscais. De acordo com a contadora Márcia Peixoto, da Domingues e Pinho Contadores, escritório do Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade (GBrasil), a medida se insere na estratégia da Receita Federal de ampliar os mecanismos para cruzar informações, o que inclui gastos com cartões de crédito e operações de compra e venda de imóveis:
– O contribuinte precisa ter em mente que a declaração de Imposto de Renda é um grande balanço anual de sua vida no ano-base. Tudo o que ele fez deve ser cautelosamente examinado, pois os erros e as omissões poderão vir a lhe causar problemas, alerta Márcia, lembrando que os beneficiados pela isenção estão obrigados a declarar renda ao Leão.

Arábia
Em janeiro, as exportações fluminenses bateram o recorde da série histórica iniciada em 1991. O principal produto da pauta exportadora, o petróleo, registrou aumento superior a 100% sobre o mesmo mês de 2005. Os manufaturados – como automóveis, ônibus e caminhões, além de laminados de aço – também se destacaram. Graças ao petróleo, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi o município com maior saldo comercial do país no ano passado.

Cantando com o inimigo
No show dos Rolling Stones, a (fraca) estratégia de marketing da operadora de celular Claro foi suplantada por uma concorrente, que não precisou gastar nada. Quando o guitarrista Keith Richards falou ao público, começou com uma palavra em português: “Oi!”.

Desafinado
Em tempo de tecnologia em tempo real, prometer e não entregar tem resposta imediata na Internet. Desde sábado, prolifera o número de comunidades no Orkut criticando a TV Globo pelo atraso na transmissão do show dos Rolling Stones. É que, devido à exibição do trash Big Brother, a emissora não exibiu o show ao vivo, começando a transmissão com cerca de meia hora de atraso.

Real
Em 14 de março, a aula inaugural da Universidade Candido Mendes (Ucam), no Centro do Rio, promete ser animada: professores planejam receber o membro de família real árabe convidado para a solenidade com denúncias sobre os problemas que ocorrem na universidade que leva o nome de um membro da Academia de Justiça e Paz. Os mestres denunciam que o FGTS não é depositado há cinco anos e que os mais antigos são pressionados a abandonar a Ucam, para serem substituídos por mais novos, com salários inferiores, pois assumem com carga horária menor. A Faculdade de Direito está sendo pressionada para reduzir em 35% seus custos imediatamente, sob ameaça de intervenção.

Culpado
A queda de uma ponte que liga Caracas ao Aeroporto Internacional da Venezuela acabou sobrando para Hugo Chávez. Obrigados a usar uma estrada alternativa que eleva o tempo do percurso de 40 minutos para quase sete horas, os passageiros – de classe média ou alta, pouco simpáticos ao presidente venezuelano – acusam o governo federal de nada fazer para amenizar a situação. Uma solução definitiva só é esperada para daqui a dois anos.

A quem servem
Dos tempos em que tucano era sinônimo de político em cima do muro, só restou a lembrança. O PSDB de hoje não deixa dúvidas sobre suas prioridade$. Enquanto a cúpula se reunia no cinco estrelas Massimo, em São Paulo, para ungir o prefeito José Serra como seu preferido, o preterido José Alckmin se encontrava no Rio com luminares do capitalismo financeiro, como Armínio Fraga e Pedro Malan.

Artigo anteriorSentença
Próximo artigoRedundante
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.