Libaneses foram às urnas em eleições parlamentares

243
Bandeira do Líbano (Foto; J.C.Cardoso)
Bandeira do Líbano (Foto; J.C.Cardoso)

Centenas de milhares de libaneses se reuniram no domingo para as seções eleitorais em todo o país para votar nas eleições parlamentares. As Forças de Segurança Interna foram mobilizadas fora e dentro das assembleias de voto para garantir a segurança das eleições e dos eleitores, enquanto o exército libanês assumiu a segurança nas proximidades dos centros de votação.

O presidente do Líbano, Michel Aoun, o primeiro-ministro, Najib Mikati, e o presidente da Câmara, Nabih Berri, votaram de manhã cedo.

Aoun pediu muito aos libaneses que votem, dizendo que “os cidadãos não podem ser imparciais quando se trata de questões fundamentais relacionadas à escolha do sistema de governança no país”.

As eleições são realizadas para eleger um novo Parlamento para um mandato de quatro anos com a participação de 718 candidatos, incluindo 118 candidatas do sexo feminino, competindo por 128 assentos.

Espaço Publicitáriocnseg

O processo eleitoral ocorre sob supervisão judicial, com o número de eleitores aptos a atingir cerca de 3,9 milhões, incluindo 225 mil emigrantes e expatriados libaneses que votaram na semana passada, segundo o Ministério do Interior libanês.

As eleições são realizadas sob a supervisão da Associação Libanesa para Eleições Democráticas (Lade, por sua sigla em inglês), a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, a Liga dos Estados Árabes e a Organização Internacional da Francofonia para garantir a transparência das eleições a pedido do Líbano.

As eleições libanesas acontecem em meio à pior crise financeira da história do país devido ao colapso da moeda local, o aumento da pobreza, desemprego e inflação, além da escassez de produtos básicos, incluindo combustível e medicamentos.

 

Agência Xinhua

Leia também:

Egito fornece 3% dos fertilizantes importados pelo Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui