Ao revelar que aplicou mais de 30 mil multas por excesso de peso em 2004 em rodovias administradas pela iniciativa privada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) admitiu que não houve fiscalização de excesso de peso na Ponte Rio-Niterói devido à proibição de circulação de caminhões no local durante o dia. Tradução: caminhões com excesso de peso à noite não serão pegos.
Rei posto?
Após as vaias recebidas por Lula, o Fórum Social Mundial (FSM) deve pôr a coroa, neste domingo, em seu novo rei: o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Centenas de cartazes foram espalhados por bairros da capital gaúcha convocando a população de Porto Alegre para ouvi-lo.
Compañeros
Aliás, Chavez e Fidel Castro estreitam cada vez mais o relacionamento entre seus países. No V FSM, no espaço das delegações dos dois governos, chamado “Casa Cuba – Venezuela”, pode-se conversar sobre as “revoluções cubana e bolivariana”… e também sobre petróleo. Cuba passa por uma de suas mais graves crises de abastecimento energético, buscando maior ajuda venezuelana nesse aspecto.
Pretexto
Em alguns países, os que defendem o respeito aos direitos humanos são tachados de terroristas e sofrem uma repressão cada vez maior, reclama o secretário-geral da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), Luís Guillermo Perez. Em todo o mundo as restrições à liberdade de associação e expressão sob pretexto da luta contra o terror têm como objetivo silenciar os que denunciam a utilização de meios ilegais e inumanos para lutar contra o terrorismo. Em alguns países, a “guerra ao terror” deu legitimidade a velhos abusos em nome da segurança nacional, disse Perez, em Porto alegre, no V FSM.
Pleno emprego
A luta pelo emprego de qualidade, ou emprego decente, é o tema da Marcha pelo Emprego, que sai do cruzamento das avenidas Praia de Belas e Ipiranga neste sábado, às 17h. A passeata é organizada por entidades brasileiras de metalúrgicos. A proposta é incluir o tema na agenda de todos os sindicatos.
Imagem
Pesquisa feita com turistas brasileiros que visitam o Rio em janeiro mostra que a segurança é a principal preocupação para 48% – o dobro do percentual de visitantes estrangeiros que colocaram a insegurança como ponto negativo da cidade, segundo pesquisa feita pelos mesmos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, em 2004. Os brasileiros também criticam a mendicância e os ambulantes e se derretem em elogios quanto à natureza, alegria da população e serviços. O turista que visita o Rio nesta época do ano vem de São Paulo (32%), Minas (21%) e Rio Grande do Sul (14%); 65% já visitaram a cidade pelo menos uma vez e 96% pretendem voltar.
Outras cidades visitadas por turistas brasileiros durante a permanência no Estado do Rio foram Búzios (30%), Petrópolis (26%), Paraty (18%), Nova Friburgo (14%), Angra (8%) e Cabo Frio (4%).
TJ
O novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Sergio Cavalieri Filho, tomará posse na próxima terça-feira. A solenidade será realizada às 13h, no Plenário do Órgão Especial, no 10º andar do TJ (Avenida Erasmo Braga, 115).
Sinais trocados
Como esta coluna previu, com a vaia em Porto Alegre e a recepção calorosa em Davos, o presidente Lula explicita, tanto para seus críticos quanto para os ainda crédulos na promessas de campanha, a quem serve o seu governo.
Antídoto
A decisão do governo Lula de autorizar a venda de remédio fracionado é importante medida – infelizmente incomum – em defesa do consumidor. Por isso, deve estar preparado para enfrentar o forte lobby da indústria farmacêutica, eventualmente, “reforçado” por campanhas de mídia. Para garantir sua efetivação, além de mobilizar os consumidores para ajudar a fiscalizar seu cumprimento, deve perguntar por que os mesmos grupos estrangeiros que resistem à venda isolada de medicamentos no Brasil o fazem em seus países de origem, cumprindo as legislações locais?