Liberdade não significa energia barata

154

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) lançou a nova versão do Ranking Internacional de Liberdade no Setor Elétrico. “Nesse novo levantamento, o Brasil continua a apresentar um péssimo desempenho, ocupando a 55ª posição, na frente somente da China, entre as economias mais importantes do planeta”, lamenta a entidade. O estudo mede a possibilidade de os consumidores em cada país poderem escolher seus fornecedores de eletricidade. “É preciso destacar que o ranking da liberdade de escolha é importante porque reflete o grau de competitividade existente no mercado de energia elétrica, o que se traduz em preços mais baratos para os consumidores.”

Esta relação não é tão clara (com trocadilho) assim. Ao compararmos com outro ranking, que mede o custo da energia para a indústria em 28 países, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan) no ano passado, vamos encontrar as tarifas na China, a pior no levantamento da Abraceel, em 20º lugar, ou, olhando pelo outro lado, a nona energia mais barata. O Japão, campeão da liberdade, tem a 11ª tarifa mais cara; a Alemanha, segunda no ranking da Associação, está na 12ª posição em custos. A Colômbia, à frente do Brasil em termos de liberdade do consumidor, está igualmente à frente em valor da tarifa (em quarto, enquanto que somos os sextos). O custo de energia mais baixo para a indústria aparece na Argentina, que no ranking da Abracel aparece em modesto 46º lugar. O Canadá, quinta tarifa mais barata, é apenas o 37º em liberdade de escolha de fornecedores.

As razões para as altas tarifas no Brasil vão muito além da possibilidade de escolher um fornecedor. E deixar o consumidor ao sabor do especulativo mercado livre de energia é um risco que poucos sabem medir, apesar de a Abraceel calcular que, nos últimos 15 anos, o custo médio para quem tem opção de contratação no Brasil ter sido 23% mais baixo do que para os clientes que não têm alternativa.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Museu de novidades

O candidato do Partido Novo, João Amoêdo, é um digno representante dos defensores do Estado mínimo. E, pelo que se deduz de sua fortuna de R$ 425 milhões, a maior parte alocada em renda fixa e fundos de investimento, um candidato a bilionário turbinado pelos juros máximos.

 

Casa de ferreiro

Raul Jungmann afirma que a Polícia Federal está pronta para assumir a investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson. Poderia começar explicando como foram desviadas munições compradas pela PF e utilizadas em vários homicídios, inclusive o ocorrido há cinco meses no Rio.

 

Atos políticos

Faltando pouco mais de um mês e meio para as eleições de 7 de outubro, o DO continua publicando atos do ex-secretário de Saúde do Estado do Rio Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, assinados em abril, antes da desincompatibilização para candidatar-se ao cargo eletivo de deputado federal. Os atos de liberação de recursos aos municípios fluminenses podem influenciar as urnas, pois estão sendo publicados próximos ao pleito eleitoral.

 

Legado

Uma das homenagens pelos 15 anos da morte do embaixador, o livro e documentário Sergio Vieira de Mello: o legado de um herói brasileiro será lançado nesta quinta-feira, às 11h, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Escrito pelo jornalista Wagner Sarmento, o livro da ZAZ Produções conta a história do alto-comissário da ONU para os direitos humanos morto em agosto de 2003 em um atentado terrorista em Bagdá. O lançamento tem o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

 

Rápidas

O ex-ministro Roberto Amaral lança seu livro Eleições & Propaganda – Como funcionam em 16 lições e mais uma (Piracema Editora) nesta sexta-feira, 18h30, no Clube de Engenharia, no Rio *** A Natura nomeou Fernando Mattoso Lemos como vice-presidente de Tecnologia e Negócios Digitais *** O Shopping Jardim Guadalupe recebe nesta quarta-feira, às 19h, palestra do Sebrae/RJ voltada para MEIs *** Em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, celebrado este mês, o Shopping Grande Rio, em parceria com o Sesc RJ, realizará sexta-feira, às 19h30, show da cantora Iza *** A Fiesp realiza nesta quarta-feira oficina sobre gestão e execução de melhores práticas de governança em companhias de saneamento, das 14h às 17h30, na sede em SP *** A Merck está com inscrições abertas para estágio em 2019. Até 3 de setembro em https://merck.randstad.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui