Limite da irresponsabilidade

As privatizações são, com raras exceções, escândalos por si só. Ou pela negociata em si, ou pela...

As privatizações são, com raras exceções, escândalos por si só. Ou pela negociata em si, ou pela perda de controle sobre setores estratégicos, ou ainda por serem realizadas, usualmente, em momentos em que o preço cobrado está achatado por alguma crise econômica. Mas existem escândalos e escândalos. Um destes, no horizonte, coloca de um lado – o da venda – o presidente da estatal; e o de outro – o da compra – o mesmo personagem, aliado a grandes grupos. Não chega a ser novidade, o que não diminui a gravidade do que se tenta armar.

 

Barrados

As atividades de contabilidade (contadores e técnicos contábeis) não fazem mais parte do regime de Microempreendedor Individual (MEI), assim como as de arquivador de documentos e personal trainer. Muitos contadores terão de fechar seus escritórios e começar a trabalhar por conta própria, com uma carteira de clientes mais enxuta e assumindo altos tributos, o que prejudica “novos profissionais que estão entrando no mercado agora, começando a empreender e montando uma carteira de clientes”, lamenta Christian De Cico, CEO da Arquivei. Profissionais da área estão organizando um abaixo-assinado para reverter a decisão.

 

Fraude

Na Black Friday, as tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro foram 46% menores que a média do dia a dia. O motivo, segundo Tom Canabarro, cofundador da Konduto, é que os criminosos não se interessam por promoções e descontos imperdíveis, pois, ao efetuar uma compra, eles utilizam um cartão clonado e não terão que arcar com os pagamentos. “Por isso, em grandes campanhas de vendas, é natural um aumento de transações legítimas, e isso, percentualmente, diminui a taxa de tentativa de golpes”, explica.

 

Ruidoso

Está cada vez mais árduo para o juiz Sérgio Moro se desvencilhar do advogado e ex-operador da Odebrecht Rodrigo Tacla Durán. A barragem feita pela mídia ainda hegemônica se rompeu devido à guerrilha nas redes sociais. Agora, até jornalões já publicam as denúncias feitas por Durán. Em um, a matéria alcançou a liderança na leitura no site.

A República de Curitiba se recusa a incluir o advogado entre os ouvidos nos processos por dois motivos: o primeiro, que se trata de um condenado foragido. Ora, todas as delações premiadas, que são as bases – às vezes únicas, como recusado ontem no STF – de processos e condenações na Lava Jato, vieram de presos e condenados.

A outra alegação é que ele não teria provas do que diz. Não é o que parece, a julgar pelas informações, inclusive com perícias – que os tribunais brasileiros poderiam averiguar. Mas, de toda forma, falta de provas nunca foi motivo para evitar condenações em Curitiba, desde que sobrassem convicções.

 

QI

Pesquisa mostra que 25% dos estudantes que estão estagiando no momento conseguiram a oportunidade por meio de indicação de parentes ou amigos que já trabalhavam na empresa. O critério é tão expressivo que só perde para “Plataformas de divulgação de vagas” (28%).

Para Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, esse fenômeno não indica que alguns jovens são previamente favorecidos por suas relações pessoais, mas sim que os recrutadores estão observando outros detalhes na hora de escolher um candidato. “É natural que algumas empresas divulguem, num primeiro momento, as vagas internamente”, afirma. “Após serem avaliadas as qualificações e habilidades interpessoais do candidato, é verificado seu networking, referências e eventuais recomendações”, o que pode render pontos a quem tem conhecidos na empresa.

 

Super Tio Patinhas

Quem será o primeiro trilionário do mundo? A pergunta instigante e preocupante movimenta os setores críticos à crescente desigualdade na renda. A ONG britânica Oxfam prevê que dentro de 25 anos uma pessoa possuirá a fortuna de US$ 1 trilhão – pouco menos que o atual PIB do México.

 

Rápidas

A Lupo foi reconhecida como marca de alto renome pelo INPI. Somente umas 70 marcas possuem tal reconhecimento no país, sendo pouco mais de dez brasileiras, como Havaianas, Bombril e Natura *** O Shopping Pátio Alcântara recebe o Coral Sândalo, no dia 23, a partir das 15h *** Vai até sábado a Semana da Saúde e Bem-estar no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá. Em parceria com o Centro Médico Pastore, são oferecidos, gratuitamente, vários testes de saúde *** Se depender do ministro Fachin, vai para trás das grades um dos poucos brasileiros cujo nome virou verbo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Protestos contra a venda da Reman

O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou com ação na Justiça contra a venda da Refinaria...

Vale e empresa chinesa buscam descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento ("Memorandum of Understanding”, ou “MoU”, em inglês) com a chinesa Jiangsu Shagang Group Co., Ltd em que...

Semana começa morna na B3, que fecha em queda

A bolsa de valores de São Paulo, a B3, operou nesta segunda-feira com bastante volatilidade e acabou encerrando no negativo. “Estamos no início da...

FIDCs: Anbima calcula e divulga preços diariamente

Os FIDCs (Fundos de Investimento em Direito Creditório) são os novos produtos a fazer parte da precificação feita pela Associação Brasileira das Entidades dos...

Ainda que lentamente, cresce número de mulheres em cargo de liderança

o Brasil, das 508 empresas listadas no banco de dados da BM&F Bovespa, 197 têm pelo menos uma mulher no conselho de administração (38,78%)...