Limite necessário

A participação do governo federal na nova companhia que (ou se) surgir da fusão da Varig com a TAM será, necessariamente, de no máximo 49%. Explica o presidente do BNDES, Carlos Lessa, que se o Estado assumisse o controle a nova companhia aérea cairia nas restrições que constam do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o que limitaria – e virtualmente impediria – investimentos necessários para a empresa crescer.

Lobby dos remédios
“Um terço dos orçamentos reservados para medicamentos, dos países em desenvolvimento, é desperdiçado na prescrição desnecessária de antibióticos”, afirma o presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj), Sidnei Ferreira, que garante que famílias no mundo todo gastam aproximadamente US$ 3 bilhões, por ano, em mais de 2 mil “remédios” para tosse e resfriado – não há tratamento eficaz conhecido na medicina alopata para estas doenças. Segundo o pediatra, “geralmente a doença é autolimitada e tende a desaparecer em uma semana, sem tratamento ou complicações”. Ele alerta que os casos de doenças respiratórias crescem muito no inverno.

Super China
O supercomputador mais rápido na China – que será capaz de realizar mais de 10 trilhões de operações por segundo – usará processador Opteron, fabricado pela norte-americana AMD, rival da líder Intel. O componente de 64 bits é compatível com os programas criados para os processadores de 32 bits em uso atualmente na maioria dos microcomputadores do mundo. O equipamento chinês deve ser o primeiro daquele país incluído entre os mais potentes no mundo. Calcula-se o uso de mais de 2 mil processadores Opteron série 800 no sistema. A AMD se comprometeu a trabalhar para obter qualquer aprovação necessária do governo dos Estados Unidos para participar deste projeto.

Mercado
Começa hoje e termina quinta, no Centro de Treinamento da Aberj (Rua do Ouvidor 50/12º andar), o curso “Opções: Fundamentos e Prática”, que objetiva abordar os conceitos fundamentais sobre opção e aplicação, de forma prática, suas estratégias nas operações do dia-a-dia. O evento, promovido pela CMA Educacional, é voltado para profissionais do mercado financeiro em geral, investidores e estudantes. Mais informações: (21) 2221-2890 ou (11) 3053-2670.

Reforma
Nesta sexta-feira a Fundação Embratel de Seguridade Social (Telos) realiza no Rio de Janeiro seminário sobre a reforma da Previdência. Estarão presentes, entre outros, os secretários de governo Helmut Schwarzer e Marcos Lisboa, o deputado José Pimentel (relator da Comissão Especial de Reforma da Previdência), além dos ex-ministros Pedro Malan e Waldeck Ornélas. Será no Salão Grand Elysee do hotel Le Meridien Copacabana.

Redução
A necessidade de reduzir o custo do crédito ao consumidor será o pano de fundo do XXV Encontro Nacional das Financeiras programado para os dias 4, 5 e 6 de setembro no Hotel Pestana, em Salvador. “Nosso evento, em setembro, apresentará um panorama completo da conjuntura que inaugurou um novo cenário na vida econômica, política e social brasileira. Ao mesmo tempo, avaliará e debaterá as novas tendências do crédito ao consumidor e da macroeconomia. Por tudo isso, a marca do encontro é mudança: do novo governo, do novo Brasil, de um novo setor financeiro, mais profissional e aparelhado”, destaca o presidente da Acrefi, associação que reúne as financeiras, Ricardo Malcon. Não poderia faltar na pauta para os debates o microcrédito, pedra central do programa do governo Lula.

Liderança em TI
As novas aplicações da tecnologia de informação nos setores público e privado, principalmente segurança pública, educação e educação, serão apresentadas no Rioinfo, seminário que se realizará nos dias 12 e 13 de agosto, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro.O evento tem uma proposta ambiciosa: “reafirmar o Rio de Janeiro como principal pólo do desenvolvimento da tecnologia de informação no Brasil”, afirma o coordenador do evento, Benito Paret. Mais informações em (21) 3974-5031 e www.rioinfo.com.br

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBush vai à guerra
Próximo artigoEstagnado

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Conversa com Investidor: BrasilAgro (AGRO3)

Por Felipe Cavalcanti, analista da Trade Machine

Eleitores brasileiros no exterior

Por Bayard Boiteux

‘Vices’ assumem e dão show de competência

Por Sidney Domingues e Sérgio Braga.

PEC 05, verdadeiro ataque à independência do MP

Por Paulo Alonso.

Como começar um negócio alinhado com a pauta ESG

Por Jandaraci Araújo.