28.7 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

Limites de Serra

Na abertura do Fórum Especial promovido pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso para discutir o dinamismo do Brasil em comparação com os demais Brics, o governador de São Paulo (PSDB), José Serra, defendeu a “desprivatização do Estado”, que, segundo ele, estaria sendo loteado entre partidos políticos da base aliada do governo federal. Serra citou as agências reguladoras e aproveitou para se autoproclamar o criador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A defesa da reestatização, no entanto, não foi estendida ao Banco Central (BC), presidido por Henrique Meirelles, egresso de um grande banco estrangeiro privado.

Filho feio – 1
O nome da coligação encabeçada pelo PT que disputa a Prefeitura de Niterói (RJ) se chama Renova Niterói. Há seis anos a cidade é governada pelos petistas.

Filho feio – 2
Solange Amaral, candidata da situação à Prefeitura do Rio, guarda prudente distância do prefeito Cesar Maia.

Saúde
“O clima propício deste ano, com noites frias e temperaturas amenas, proporcionou o desenvolvimento” dos vinhos brancos, garante o enólogo João Valduga, da casa que leva seu sobrenome. De acordo com o enólogo, mesmo com o alto teor de açúcar, os vinhos da safra 2008 adquiriram acidez equilibrada. O destaque da companhia é o lançamento Casa Valduga Sauvignon Blanc Premium.

Eleito
O jornal inglês Financial Times escolheu o brasileiro Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) personalidade do Ano de 2008 – América Latina. Matéria especial da publicação destaca o Brasil como um país que consolidou sua posição como o principal destino para investimentos em 2007 dentre os países da América Latina, com um salto de 84% em investimentos estrangeiros (IED).

De onde menos se espera…
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB), apresentou projeto de lei que visa a obrigar todos os detentores de altos cargos públicos a enviar anualmente, para a Comissão de Orçamento e Controle da Alerj cópias da declaração de bens e renda. A proposta abrange o governador, juízes, delegados, deputados, fiscais de renda, promotores de Justiça, defensores etc.

Vencer o medo
Do escritor uruguaio Eduardo Galeano, contrariando a tese do presidente Lula de que, com o aparecimento dos cabelos brancos, as pessoas deixariam de ser de esquerda: “O único pecado que não deve ser cometido é o pecado contra a esperança.” A declaração foi feita em entrevista à edição eletrônica da Revista Fórum – www.revistaforum.com.br/sitefinal/EdicaoNoticiaIntegra.asp?id_artigo=1034

Boa ação
A Legião da Boa Vontade (LBV), que comemorou o Dia Nacional do Voluntário em 28 de agosto, aceita adesões. No Rio, deve-se procurar o Centro Educacional, Cultural e Comunitário da Av. Dom Hélder Câmara, 3059, Del Castilho, Zona Norte. Telefone (21) 2501-0247.

Galão
O setor de tintas espera crescer 7% este ano, resultado acima do aumento de 6,45% obtido em 2007, quando foram comercializados 351,6 milhões de galões de tintas e vernizes. O Brasil é o quinto produtor mundial de tintas, mas possui um consumo per capita classificado de tímido pelas indústrias – seis litros por habitante. O segmento imobiliário representa 65% da produção nacional e por aproximadamente 60% do faturamento. As novidades do setor estarão em exposição na Feitintas – Feira da Indústria de Tintas e Vernizes, entre 17 e 20 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Fauna
Da série “diga seu nome e te direi o que fazes”: o  diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que depôs, quarta-feira, na CPI dos Grampos da Câmara dos Deputados, chama-se José Milton …Campana!

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorTubaínas x tubarões
Próximo artigoCaixa alta
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.