Limites de Serra

Na abertura do Fórum Especial promovido pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso para discutir o dinamismo do Brasil em comparação com os demais Brics, o governador de São Paulo (PSDB), José Serra, defendeu a “desprivatização do Estado”, que, segundo ele, estaria sendo loteado entre partidos políticos da base aliada do governo federal. Serra citou as agências reguladoras e aproveitou para se autoproclamar o criador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A defesa da reestatização, no entanto, não foi estendida ao Banco Central (BC), presidido por Henrique Meirelles, egresso de um grande banco estrangeiro privado.

Filho feio – 1
O nome da coligação encabeçada pelo PT que disputa a Prefeitura de Niterói (RJ) se chama Renova Niterói. Há seis anos a cidade é governada pelos petistas.

Filho feio – 2
Solange Amaral, candidata da situação à Prefeitura do Rio, guarda prudente distância do prefeito Cesar Maia.

Saúde
“O clima propício deste ano, com noites frias e temperaturas amenas, proporcionou o desenvolvimento” dos vinhos brancos, garante o enólogo João Valduga, da casa que leva seu sobrenome. De acordo com o enólogo, mesmo com o alto teor de açúcar, os vinhos da safra 2008 adquiriram acidez equilibrada. O destaque da companhia é o lançamento Casa Valduga Sauvignon Blanc Premium.

Eleito
O jornal inglês Financial Times escolheu o brasileiro Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) personalidade do Ano de 2008 – América Latina. Matéria especial da publicação destaca o Brasil como um país que consolidou sua posição como o principal destino para investimentos em 2007 dentre os países da América Latina, com um salto de 84% em investimentos estrangeiros (IED).

De onde menos se espera…
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB), apresentou projeto de lei que visa a obrigar todos os detentores de altos cargos públicos a enviar anualmente, para a Comissão de Orçamento e Controle da Alerj cópias da declaração de bens e renda. A proposta abrange o governador, juízes, delegados, deputados, fiscais de renda, promotores de Justiça, defensores etc.

Vencer o medo
Do escritor uruguaio Eduardo Galeano, contrariando a tese do presidente Lula de que, com o aparecimento dos cabelos brancos, as pessoas deixariam de ser de esquerda: “O único pecado que não deve ser cometido é o pecado contra a esperança.” A declaração foi feita em entrevista à edição eletrônica da Revista Fórum – www.revistaforum.com.br/sitefinal/EdicaoNoticiaIntegra.asp?id_artigo=1034

Boa ação
A Legião da Boa Vontade (LBV), que comemorou o Dia Nacional do Voluntário em 28 de agosto, aceita adesões. No Rio, deve-se procurar o Centro Educacional, Cultural e Comunitário da Av. Dom Hélder Câmara, 3059, Del Castilho, Zona Norte. Telefone (21) 2501-0247.

Galão
O setor de tintas espera crescer 7% este ano, resultado acima do aumento de 6,45% obtido em 2007, quando foram comercializados 351,6 milhões de galões de tintas e vernizes. O Brasil é o quinto produtor mundial de tintas, mas possui um consumo per capita classificado de tímido pelas indústrias – seis litros por habitante. O segmento imobiliário representa 65% da produção nacional e por aproximadamente 60% do faturamento. As novidades do setor estarão em exposição na Feitintas – Feira da Indústria de Tintas e Vernizes, entre 17 e 20 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Fauna
Da série “diga seu nome e te direi o que fazes”: o  diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que depôs, quarta-feira, na CPI dos Grampos da Câmara dos Deputados, chama-se José Milton …Campana!

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTubaínas x tubarões
Próximo artigoCaixa alta

Artigos Relacionados

Plano B dos bilionários dos EUA

Fuga dos impostos, de Trump e dos bloqueios levam a dupla cidadania.

É a inflação, estúpido

Preços não dão trégua a Bolsonaro em ano de eleição.

Brasil: 3% da população, 6% dos desempregados do mundo

Pode colocar na conta de Bolsonaro–Guedes.

Últimas Notícias

Gastos com delivery subiram 24% em 2021 ante 2020

Cada brasileiro gastou, em média, R$ 16,21 por refeição fora do lar.

Exportação de sucata ferrosa cresceu 43% em abril

Preços se acomodaram; após pressão forte no mercado em função da guerra e da China, tendência é de normalização no Brasil.

Correspondentes bancários são punidos por irregularidade em consignado

Sidney: 'assédio comercial leva ao superendividamento do consumidor; isso não interessa a ninguém, nem ao consumidor nem aos bancos'.

Inadimplência cresce e atinge 61,94 milhões de brasileiros

Número de inadimplentes no país teve crescimento de 5,59% em comparação a abril de 2021; média das dívidas é de R$ 3.518,84.

Inflação permaneceu elevada em todas as faixas de renda em abril

Variação foi entre 1% para famílias de renda mais alta e 1,06% para mais baixas; dinheiro é maior preocupação de três em quatro brasileiros.