Lincros: plataforma de operações logísticas, pilares e público alvo

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Conversamos com Gilson Chequeto, CEO da Lincros, sobre a plataforma de gestão de operações logísticas desenvolvida pela logtech.

O que faz a Lincros?

A Lincros desenvolve uma plataforma tecnológica que auxilia as empresas nas suas operações logísticas de transporte. Cabe ressaltar que, no nosso escopo, não entra gestão de armazenagem e de estoque. Nós montamos a plataforma com base em três pilares: governança financeira e administrativa, operação e SLA.

O pilar de governança financeira e administrativa é tudo aquilo que envolve a gestão financeira e de custo do transporte. Você pode desdobrar isso em várias frentes, como a contratação da melhor opção e a análise de fornecedores do ponto de vista financeiro.

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Por exemplo, se a empresa contrata terceirizados para o frete fracionado, a solução possui um módulo que chamamos de bid, onde ela consegue fazer o input das propostas comerciais que recebeu e rodar uma base de simulação histórica. No caso de um planejamento de longo prazo, é possível estimar qual será o custo de transporte para 2023. Com isso, é possível ver, dentro do padrão de movimentação da empresa, a tendência de aumento ou diminuição de custos, e a melhor transportadora do ponto de vista financeiro, o que auxilia no planejamento orçamentário.

Se a empresa tem muito frete esporádico, ou seja, hoje tem muito volume para ser carregado, mas amanhã não se sabe, o sistema possui o recurso de cotação spot que dispara cotações para a base cadastral de transportadoras parceiras, o que possibilita a escolha da melhor alternativa financeira. A solução também tem auditoria de pagamento para verificar se a cobrança de um frete realizado veio de acordo com o contrato feito com a transportadora.

Com relação ao segundo pilar, a operação, o gerente de logística ou administrador de um centro de distribuição tem a preocupação de dar vazão diária à chegada e saída de mercadorias. A operação é o planejamento desse recebimento e dessa saída, independente do transporte ser próprio ou terceirizado.

Quando o modelo logístico da empresa é mais terceirizado, por mais que grande parte desse controle operacional esteja nas mãos do operador logístico, uma parte dele tem que estar nas suas mãos. Quando o transporte é próprio, esse pilar se estende bastante para determinadas operações, como a definição do que vai no veículo e a sequência de entrega. Isso acontece muito nos embarcadores de redes de varejo, distribuidores e atacadistas.

O SLA, ou seja, o controle do nível de serviço, é o terceiro pilar. É em cima desse pilar que as empresas estão aprimorando, cada vez mais, seus processos logísticos, pois elas estão preocupadas com a qualidade das suas entregas. Num modelo logístico mais terceirizado, os sistemas começam a conversar com os sistemas das transportadoras. Se a empresa tem um rol de trinta transportadoras parceiras, a plataforma consegue integrar os dados das entregas de todas as transportadoras de forma a criar um painel centralizado com os indicadores da operação, informando, também, o recebedor da mercadoria. Se a operação é própria, a plataforma oferece a tecnologia para que a empresa acompanhe as suas entregas.

Qual é o público alvo da Lincros?

Por muito tempo, o carro chefe da Lincros foi a indústria. Nós atendemos vários segmentos industriais como alimentício frigorificado, alimentício de secos, que abastece mercearias e mercados, têxtil, metal-mecânico e automotivo.

Contudo, dentro da amplitude dos vários modelos logísticos que as empresas podem ter, e a plataforma atende, nós acabamos não ficando limitados a um segmento em si, pois os modelos logísticos são parecidos em diferentes perfis de negócios. Isso se deu por causa dos pilares de operação e SLA, que são as soluções de roteirização e acompanhamento de entrega.

Com relação aos marketplaces, eles são muito fechados do ponto de vista tecnológico. Aliás, eles se posicionam como empresas de tecnologia, desenvolvendo bases tecnológicas parecidas com a Lincros para atender a própria operação. Por conta desse universo ser, vamos dizer assim, bastante monopolizado, nós acabamos não nos especializando muito, mas a Kabum é um grande cliente nosso. Se você compra na Kabum, a simulação de frete, os motores por detrás da operação logística, o acompanhamento de frete e gestão do pagamento de terceirizados é da Lincros. Já com relação aos e-commerces de indústrias ou empresas, fundamentalmente, de comércio eletrônico, nós estamos super-bem posicionados e temos vários clientes;

Agora, estamos num período de transformação, enxugando o modelo operacional das soluções para trazermos um conceito de democratização. Estamos criando uma camada tecnológica e comercial que consiga levar os mesmos benefícios, em conformidade com os pilares que citei no começo da nossa conversa, para as pequenas empresas que possuem necessidades, mas que também possuem restrições na sua capacidade de investimento. Dessa forma, nós estamos posicionando a empresa para que ela avance, cada vez mais, no mercado de pequenas empresas.

A plataforma faz cotação de transporte para as empresas?

A Lincros não é um marketplace de transportadoras. Nós não fazemos o input dos dados de uma transportadora para que ela atenda toda a base de clientes da plataforma. Nós deixamos a solução aberta para que o cliente tenha a independência de proceder com as suas negociações.

Como funciona a gestão de fretes internacionais?

Nós administramos apenas a parte nacional do frete internacional. Se for um frete de saída, controlamos todo o processo até o porto/aeroporto. Se for de entrada, a partir do porto/aeroporto. Nós atendemos muitas empresas que trazem insumos do exterior, mas não fazemos a administração desde a origem do país, até porque existem agenciadores que cuidam desse processo e sistemas especializados em comércio exterior.

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