Lisura

As pretensas negociações entre o grupo do governador mineiro Itamar Franco e o PSDB em torno de apoio a José Serra em Minas parecem ter ido por água abaixo. No programa regional dos tucanos, que foi ao ar na segunda-feira, Serra criticou o governo Itamar. O pré-candidato do PSDB afirmou que o estado não anda “para frente” e que precisa, politicamente, de “paz e harmonia” com o governo federal para se desenvolver.
Itamar Franco não deixou barato. Distribuiu a seguinte nota: “Trata-se de uma agressão descabida – que terá a devida resposta – vinda de um pretenso candidato sobre quem pesam denúncias, até agora não respondidas, que comprometem a lisura que um candidato à Presidência deveria ter.”

Mudança à mesa
O consumo de massa cresceu 3% no primeiro bimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2001. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), a maior alta no segmento foi registrada no consumo de macarrão instantâneo: 12% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. A Abima prevê que o consumo anual per capita do produto cresça de 5,6 quilos para 8 quilos até 2005.
Embora a Abima não apresente números comparativos, não é difícil imaginar que a expressiva alta dos preços do feijão e do arroz, registrada durante o Plano Real, tenha contribuído para a mudança de hábitos alimentares dos brasileiros.

Água no feijão
Ano passado, até outubro, o preço do arroz subira 37,16%, enquanto o do feijão preto aumentara  espantosos 170,04%. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulara alta de 6,22%.

Até o pescoço
Para os crédulos que ainda guardam dúvidas sobre o grau de envolvimento da mídia venezuelana no golpe que levou ao curto reinado de Pedro Carmona, é bom informar que Carmona convidou para a vice-presidência da junta golpista “um alto dirigente da CTV”, segundo suas próprias palavras. A revelação foi feita pelo próprio Carmona em entrevista à revista eletrônica LadoB – Revista Fórum. A íntegra da entrevista está no endereço http://www.revistaforum.com.br.

É para valer?
O pré-candidato do PSB à presidência da República, Anthony Garotinho, poderia calibrar sua defesa da CPI da Privatização das Teles com uma revelação imprescindível: por que não divulgou os resultados apurados pela CPI das Privatizações perpetradas pelo governo Marcello Alencar?

Extrema unção
É grave o estado de saúde financeira de uma tradicional instituição superior privada. Segundo o último boletim da equipe médica, a paciente está na UTI.

Doação
O Conselho Federal de Contabilidade comemora o sucesso da Campanha Nacional de Doação de Sangue, promovida em conjunto com os 27 conselhos regionais. Dados preliminares mostram que no Piauí o número de doações teve um aumento de 260% durante os seis dias de campanha, de 22 a 27 de abril. No Paraná foram mobilizados 500 doadores. Com base na experiência dos contadores, o Conselho Federal de Odontologia está preparando uma campanha semelhante para os próximos meses.

Fiptur
Marcia Brito, diretora da Message Comunicação e editora da revista Advertising/RJ, foi convidada pelo presidente da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap), Jomar Pereira da Silva, para fazer parte do júri do Fiptur 2002, festival de publicidade que acontece no Rio de Janeiro nos próximos dias 15,16 e 17 ( www.fiptur.com.br.) Marcia, que foi colunista do MONITOR MERCANTIL, já foi jurada de premiações publicitárias como “Profissionais do Ano”, da Rede Globo, e “Prêmio Colunistas”.

Artigo anteriorBarra pesada
Próximo artigoSerra Barrichello
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.