No Rio Grande do Sul, os membros do Governo Rigotto não aprenderam a lição. O diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento, Roberto Calazans, defendeu, em artigo, a contratação de operação de crédito “para assegurar recursos adicionais e garantir a continuidade do processo de ajuste fiscal, bem como dos desembolsos para custeio da dívida estadual com a União”. Seria uma das alternativas “para o próximo governador manter o equilíbrio das contas públicas”. Tão aferrado ao ajuste fiscal, Rigotto foi mero espectador no segundo turno das eleições para o governo gaúcho.
Estatística
O Ibope comemora que, neste segundo turno, suas pesquisas tiveram índice de acerto de 100%; mas os resultados de Paraná e Paraíba, admite a empresa, ficaram fora da margem de erro. Que matemática é essa? Explica o instituto: nos dois casos, pelo menos acertou a ordem de colocação dos candidatos. Ou, como esclarece o babalorixá que na quinta-feira vislumbrara a vitória de Geraldo Alckmin: até profetas têm margem de erro de 30%.
Pesquisite
Em nota, no último dia 25 – a apenas quatro dias do veredicto das urnas – esta coluna registrou a disparidade das pesquisas entre o Ibope e os institutos Toledo&Associados e Constat sobre a eleição para o segundo turno no Maranhão. Enquanto o Ibope, depois de assegurar que Roseana Sarney levaria no primeiro turno, dava vantagem de seis pontos para a pefelista sobre o candidato do PDT, Jackson Lago, os outros dois apontavam vitória do pedetista. Embora tenham “derrotado” as previsões do Ibope, os dois institutos também exageraram na vantagem dada a Lago, que venceu por 3,4 pontos de diferença, contra os dez pontos que Toledo&Associados e Constat lhe asseguravam.
Isento
O carioca que passar pela Rodoviária Novo Rio nestas terça e quarta-feira poderá aproveitar para enviar, gratuitamente, sua Declaração de Isento do Imposto de Renda Pessoa Física. A Socicam, que administra o terminal, estima que 1 mil pessoas vão utilizar o serviço. É necessário levar documento de identificação, CPF e titulo de eleitor. A declaração deve ser feita, até 30 de novembro, por pessoas que tiveram rendimentos iguais ou inferiores a R$ 13.968,00 em 2005.
Circuito
Caxambu, a cidade spa do circuito das águas mineiro, recebe de 10 a 12 de novembro 100 profissionais de turismo, que vão se hospedar no Hotel Gloria e conhecer as principais atrações turísticas do município. Organizado pela Planet Work, a visita busca incluir a cidade nos pacotes vendidos pelo Skal Clube e pelo Sindetur do Rio. O grupo receberá do prefeito Isaac Rosenthal e do secretário de Turismo, Cristian Figueiredo, o Certificado de Amigo de Caxambu.
Meia-luz
O Pan está quase aí, mas os praticantes de esporte no Rio de Janeiro são obrigados a conviver com postes de iluminação com metade das lâmpadas apagadas no Aterro do Flamengo, um dos principais centros de lazer da Zona Sul da capital.
Risco F&C
Esta coluna tem bons motivos para ser favorável a que alguma ONG crie o risco do dono do “risco país”, o J.P. Morgan, mas se equivocou ao afirmar, na edição do fim de semana, que John Mack, investigado por insider information na Pequot Capital Management, que administra de US$ 7 bilhões em fundos de hegde, é o principal o principal executivo do J.P. Morgan. Na verdade, Mack é o CEO de um (quase) homônimo: o Morgan Stanley.
Destino
As notícias de que a área ocupada do Gasômetro, no Rio, seria da União, e não do estado, são tão sólidas quanto o gás que lá é armazenado. Fonte do governo fluminense lembra que, se o terreno pertencesse ao Governo Federal, não poderia – como foi – ter sido cedido pelo estado a um grupo privado, no contrato de concessão da companhia de gás (CEG). Por trás das notícias podem estar interesses contrários à devolução da cobiçada área imobiliária ao governo estadual, como reza o contrato.