Livre

A Receita Federal vai acabar com o monopólio do Windows. O programa de declaração do Imposto de Renda de 2004 será refeito, com a tecnologia Java, da Sun, que permitirá utilizar outros sistemas operacionais, como Linux e MasOS, na hora de fazer a declaração pela Internet.

A nova invasão
Para quem se comoveu com as imagens de norte-americanos tocando “piano” no Brasil – as dos brasileiros submetidos a humilhações no EUA continuam inéditas – é interessante saber que, pelo menos desde o fim de 2003, mexicanos que viajam para o vizinho do Norte estão sujeitos a serem interrogados por agentes federais norte-americanos antes de embarcarem no aeroporto internacional da Cidade do México.
A autorização para a invasão norte-americana consta de acordo de cooperação entre os governos dos países e vem sendo duramente criticada, embora sem merecer a mesma atenção dedicada pela mídia aos “pianistas” da terra de Bush. O acordo autoriza cerca de 50 agentes “devidamente disfarçados e dificilmente identificáveis”, segundo a descrição do diário mexicano La Jornada, a trocarem informações de inteligência, analisarem a lista de embarque de vôos com destino aos EUA e interrogar passageiros que considerarem suspeitos, bastando para isso que o façam na presença de autoridades mexicanas.
Para o México, que já perdeu grande parte de seu rico território para antecessores de Bush, trata-se do destacamento avançado de uma segunda invasão.

Custo Bush
Por falar em prejuízos a turistas, o governo Bush já mencionou se pretende indenizar passageiros e companhias aéreas – coincidentemente, todas não norte-americanas – pelo cancelamento de vôos para os Estados Unidos, devido a alegadas suspeitas de terrorismo? Pelo menos num caso, o suspeito, descobriu-se depois, era um inglês de dez anos.

Brasil x EUA
Os veteranos tenistas Cássio Motta e Nelson Aerts irão compor duplas, respectivamente, com os amadores Graciano Santos Neto, presidente da Cobra Tecnologia, e Rogério Oliveira, presidente da IBM, na partida que antecede a final do torneio Cobra Classic – Aberto de Tênis de São Paulo, neste domingo, às 11 h. “Será um enfrentamento da maior estatal brasileira de tecnologia contra o gigante privado do setor. E olha que somos favoritos”, brinca Santos Neto.

Para não esquecer
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura, lança, neste sábado, o Ano Internacional em Comemoração às Lutas Contra a Escravidão e sua Abolição. As celebrações, que ocorrem em Gana, considerado pela Unesco patrimônio mundial e uma das maiores rotas coloniais de escravos da humanidade, marcam o bicentenário da proclamação do primeiro Estado negro do Ocidente, o Haiti, e dão início a uma série de atividades da organização, como a promoção de sítios históricos relacionados às rotas e ao comércio de escravos e a celebração de eventos e personalidades ligados à escravidão e sua abolição em todo o mundo.

Feliz 2004
Para quem ainda não entendeu a quem o presidente Lula se dirigiu quando prometeu que 2004 será um ano muito bom, uma historinha acontecida num dos hotéis mais bem localizados na orla marítima ajuda a dar boas pistas. O hotel ofereceu o aluguel de dois salões para as comemorações de Réveillon. Ambos com 150 a 200 lugares; sendo o primeiro a R$ 1,2 mil e o segundo, a R$ 400. Enquanto o primeiro, que tinha como alvo a turma top do andar de cima, fechou a cota antes do previsto, o segundo, destinado à classe média, micou.

Como funciona
A Associação e o Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro (Aberj/Sberj) promovem nesta segunda-feira palestra sobre o Sistema Financeiro Nacional com o objetivo de demonstrar como funciona o SFN. Começa às 8h no Centro de Treinamento Aberj (R. do Ouvidor, 50 – 12º andar – Centro).  Informações e reservas: (21) 2253-1538 e 2203.2188, ozanete@aberj.com.br ou em www.aberj.com.br

Artigo anteriorCalamidade
Próximo artigoPapo virtual
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.