Livre

A Receita Federal vai acabar com o monopólio do Windows. O programa de declaração do Imposto de Renda de 2004 será refeito, com a tecnologia Java, da Sun, que permitirá utilizar outros sistemas operacionais, como Linux e MasOS, na hora de fazer a declaração pela Internet.

A nova invasão
Para quem se comoveu com as imagens de norte-americanos tocando “piano” no Brasil – as dos brasileiros submetidos a humilhações no EUA continuam inéditas – é interessante saber que, pelo menos desde o fim de 2003, mexicanos que viajam para o vizinho do Norte estão sujeitos a serem interrogados por agentes federais norte-americanos antes de embarcarem no aeroporto internacional da Cidade do México.
A autorização para a invasão norte-americana consta de acordo de cooperação entre os governos dos países e vem sendo duramente criticada, embora sem merecer a mesma atenção dedicada pela mídia aos “pianistas” da terra de Bush. O acordo autoriza cerca de 50 agentes “devidamente disfarçados e dificilmente identificáveis”, segundo a descrição do diário mexicano La Jornada, a trocarem informações de inteligência, analisarem a lista de embarque de vôos com destino aos EUA e interrogar passageiros que considerarem suspeitos, bastando para isso que o façam na presença de autoridades mexicanas.
Para o México, que já perdeu grande parte de seu rico território para antecessores de Bush, trata-se do destacamento avançado de uma segunda invasão.

Custo Bush
Por falar em prejuízos a turistas, o governo Bush já mencionou se pretende indenizar passageiros e companhias aéreas – coincidentemente, todas não norte-americanas – pelo cancelamento de vôos para os Estados Unidos, devido a alegadas suspeitas de terrorismo? Pelo menos num caso, o suspeito, descobriu-se depois, era um inglês de dez anos.

Brasil x EUA
Os veteranos tenistas Cássio Motta e Nelson Aerts irão compor duplas, respectivamente, com os amadores Graciano Santos Neto, presidente da Cobra Tecnologia, e Rogério Oliveira, presidente da IBM, na partida que antecede a final do torneio Cobra Classic – Aberto de Tênis de São Paulo, neste domingo, às 11 h. “Será um enfrentamento da maior estatal brasileira de tecnologia contra o gigante privado do setor. E olha que somos favoritos”, brinca Santos Neto.

Para não esquecer
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura, lança, neste sábado, o Ano Internacional em Comemoração às Lutas Contra a Escravidão e sua Abolição. As celebrações, que ocorrem em Gana, considerado pela Unesco patrimônio mundial e uma das maiores rotas coloniais de escravos da humanidade, marcam o bicentenário da proclamação do primeiro Estado negro do Ocidente, o Haiti, e dão início a uma série de atividades da organização, como a promoção de sítios históricos relacionados às rotas e ao comércio de escravos e a celebração de eventos e personalidades ligados à escravidão e sua abolição em todo o mundo.

Feliz 2004
Para quem ainda não entendeu a quem o presidente Lula se dirigiu quando prometeu que 2004 será um ano muito bom, uma historinha acontecida num dos hotéis mais bem localizados na orla marítima ajuda a dar boas pistas. O hotel ofereceu o aluguel de dois salões para as comemorações de Réveillon. Ambos com 150 a 200 lugares; sendo o primeiro a R$ 1,2 mil e o segundo, a R$ 400. Enquanto o primeiro, que tinha como alvo a turma top do andar de cima, fechou a cota antes do previsto, o segundo, destinado à classe média, micou.

Como funciona
A Associação e o Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro (Aberj/Sberj) promovem nesta segunda-feira palestra sobre o Sistema Financeiro Nacional com o objetivo de demonstrar como funciona o SFN. Começa às 8h no Centro de Treinamento Aberj (R. do Ouvidor, 50 – 12º andar – Centro).  Informações e reservas: (21) 2253-1538 e 2203.2188, [email protected] ou em www.aberj.com.br

Artigo anteriorCalamidade
Próximo artigoPapo virtual
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Imposto maior sobre corporações poupa ricaços

Piketty calcula que tributação sobre grandes fortunas poderia render 10 vezes mais.

Governo quer reduzir indústria naval a desmonte de ferro-velho

Deputados cobram a utilização e a inovação do parque industrial instalado no Rio.

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Emirados Árabes e Líbano compraram arroz do Brasil em março

Segundo associação do setor, os dois países estiveram entre os destinos internacionais do arroz brasileiro no mês passado.

Indústria tenta se recuperar no primeiro trimestre

Setor de bebidas se destacou no trimestre, com 53,8% de crescimento no período e 16,7% no acumulado de 12 meses.

China produzirá 3 bilhões de vacinas até fim do ano

Sinovac, que produz a Coronavac, promete entregar 2 milhões de doses.

Rio aumenta incentivo para cultura e esporte

Restituição do ICMS aumenta para 2% e 0,5% .

TCU relata abuso de poder no combate a Covid-19

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído em abril, mostra que o governo alterou documentos para se eximir da responsabilidade de liderar...
Monitor Mercantil