Livre pensar

O presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu ontem como vai passar seus anos de ócio após deixar a Presidência. Ele aceitou o convite feito pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, para assumir o cargo de conselheiro especial da ONU. Em Nova York, FH não disfarça como será o trabalho: “Não queria tarefas burocráticas. Disse a ele (Annan) que aceitaria tarefas políticas e intelectuais. O convite seria para uma espécie de conselheiro especial do secretário para discutir temas que ainda vamos definir, principalmente a organização da opinião pública internacional e da sociedade civil”, afirmou. O presidente brasileiro disse que deverá atuar na formatação de fóruns internacionais.

FGTS
Lula continua colecionando novos “velhos amigos”. No mercado de bolsas, garante o presidente da Abrasca (que reúne empresas de capital aberto), Alfried Karl Plöger, ninguém votou em José Serra. O PFL anda fazendo escola.

Economês
Será realizado, em Recife, nos dias 24 a 26 de setembro do ano que vem, o V Encontro de Economistas de Língua Portuguesa. E esta coluna que sempre acreditou que os economistas falassem um dialeto próprio…
Quem estiver interessado em enviar trabalhos deve mandar via correio eletrônico ([email protected]) até 15 de março. Inscrições em www.decon.ufpe.br/veelp ou www.recifecvb.com.br/veelp

Senzala
Este ano, cerca de 130 fazendas de Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins foram acusadas de utilizarem trabalho escravo de 5 mil trabalhadores, dos quais 4.300 no Pará. Os dados são da Comissão Pastoral da Terra (CPT), segundo a qual a fiscalização da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) somente investigou 40% dos casos.

Celeiro
O setor de agronegócios cresceu 700% em Mato Grosso, entre 1991 e 2001. Os números constam do último censo do IBGE. Para se ter uma dimensão do dinamismo do setor matogrossense, no mesmo período o crescimento da média nacional foi de 66%.

Político
O setor de transportes do Estado do Rio de Janeiro – especialmente o ligado à área naval – não esconde a decepção com a nomeação de Augusto Ariston para futuro secretário de Transportes. Não só por ser uma pessoa com perfil somente político. Fonte do setor garante que torcia para a permanência do PT no comando estadual, partido com o qual teve excelente diálogo.

Escola de crime
Dos presos sentenciados no Estado de São Paulo, 14,8% já passaram pela Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem) como adolescente infrator, segundo censo penitenciário divulgado ontem pelo governo paulista. Os quase 15% representam 8.708 presos no sistema que afirmam ter passado pela Febem, instituição que possui hoje 5.500 menores. “Esse percentual mostra que há falhas no processo de recuperação do adolescente, que vai seguir cometendo crimes até parar na cadeia”, lamentou Wilson Tafner, promotor da Infância e Juventude de São Paulo. Alguma coisa, porém, parece estar melhorando. O índice de reincidência caiu de 30%, em 2000, para 6%, em 2002, segundo a Febem. No censo penitenciário, vê-se que 72% dos presos trabalham na cadeia, mas de baixa qualificação formação profissional. A pesquisa mostra que 58% dos presos não estudaram na cadeia, 25% já estudaram, mas pararam e só 17% continuam estudando.

Pedágio à vista
Na briga entre Itamar Franco, governador de Minas Gerais, e a equipe econômica do governo federal para liberação de verbas para pagar o funcionalismo do estado, pode sobrar para o contribuinte. Uma das alternativas em estudo é a estadualização das rodovias federais que passam por Minas. Isso garantiria dinheiro imediato, mas geraria despesas mensais para sempre. Por isso, o futuro governador Aécio Neves quer autorização para privatizar algumas estradas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPressa suspeita
Próximo artigoPetrobras vigiada pela SEC

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Benext lança primeiro serviço de voice commerce no Brasil

Desenvolvida pela startup para Colgate-Palmolive, a loja é integrada com a Amazon e o cliente faz toda a compra por comando de voz.

‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’ nesta 5ª feira

Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna expõe 45 peças inéditas no Centro Cultural Correios RJ.

Exposição ‘Enredados’ no Centro Cultural Correios RJ

São seis esculturas e seis pinturas, com 2 metros de altura, abstratas e com metal naval.

Protestos contra a venda da Reman

O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou com ação na Justiça contra a venda da Refinaria...

Vale e empresa chinesa buscam descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento ("Memorandum of Understanding”, ou “MoU”, em inglês) com a chinesa Jiangsu Shagang Group Co., Ltd em que...