Livre

186

Se quiser agir duro contra os EUA em questões comerciais – esta semana os norte-americanos impediram que a Colômbia comprasse aviões da Embraer – o presidente eleito Lula poderá dizer duas palavras: software livre. E convocar os petistas do Rio Grande do Sul, onde a adoção dos programas livres de direitos autorais – e, mais importante, gratuitos – é um sucesso. Se adotar o mesmo projeto para o governo federal, no dia seguinte Bill Gates está batendo à porta da Casa Branca para fazer lobby a favor do Brasil.

Ditadura da nomenclatura
O deputado federal José Dirceu, presidente nacional do PT – vencedor das eleições – criticou. A Fiesp também já disse que é contra. Produtores rurais e comerciantes não querem nem ouvir falar no assunto. Consumidores, cada vez mais endividados e contraídos, idem. Aí vem o Comitê de Política Monetária (Copom), entidade formada por sete tecnocratas sem voto, representatividade política e para os quais sensibilidade social é um produto financeiro com viés de baixa, e eleva a taxa básica de juros (Selic) para 22% ao ano. Diante disso, os brasileiros, com razão se perguntam: afinal para que servem eleições?

Prorrogação de mandato
Além de pressionar ainda mais a já explosiva dívida pública, a nova alta da Selic contém forte componente invasivo da vontade popular. Ao aumentar novamente os juros, o Banco Central, opta, não apenas por fazer o ajuste das contas externas via aprofundamento da recessão, como tenta enquadrar o novo governo para que se mantenha no mesmo caminho. Como o aspecto mais relevante do pacto firmado nas urnas entre eleitores e o PT foi a retomada do crescimento, a decisão do BC, além de inócua para combater a inflação, é irritantemente impertinente.

Celulite
O consumo domiciliar de refrigerante na Grande Rio de Janeiro teve um aumento de 16% entre janeiro e setembro desse ano, se compararmos com o mesmo período do ano passado, à frente da variação na Grande São Paulo, onde o crescimento foi de 10%. Os dados são da empresa de pesquisa LatinPanel e mostram que somente nos nove primeiros meses desse ano foram consumidos 427 milhões de litros nos lares paulistanos.

Espaço Publicitáriocnseg

Biônico
Projeto do deputado José Carlos Martinez (PTB-PR), aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, dá o cargo de senador vitalício aos ex-presidentes da República. Sarney deve estar exultante: poderá ser senador duas vezes, ou, quem sabe, não precisará mais ir ao Amapá. Já o atual vice Marco Maciel deve estar se perguntando se também terá direito, já que substituiu FH tantas vezes. Mas quem deve estar sorrindo de orelha a orelha é o próprio FH, maior beneficiado de tal manobra, que, felizmente, deverá ser bombardeada no plenário da Câmara.

Clube fechado
Segurança pessoal a um valor mais acessível é o que promete uma empresa que criou o Clube da Segurança. Com a violência – ou “pressão social”, como prefere a empresa – atingindo não somente o grande empresário, o objetivo é oferecer proteção a diretores, gerentes e profissionais que imaginavam que conseguiam segurança se mudando para um condomínio fechado na Barra da Tijuca ou Alphaville. O serviço inclui consultoria que levará em conta os hábitos e a rotina do associado e de sua família, assim como o risco a que ele está exposto no transporte ou na sua residência. Uma vez detectados os pontos vulneráveis, o cliente receberá um relatório com recomendações e orientações para sua segurança e de sua família, para adquirir cultura preventiva. O trânsito corresponde a 95% do total de situações de risco para a pessoa, principalmente no deslocamento entre casa e trabalho. O clube oferece central de atendimento 24 horas, que poderá acionar a polícia ou enviar a Ambulância da Segurança para a residência do associado em casos de emergência como sequestros, assaltos e arrombamentos. O cliente também contará com informações sobre os empregados que trabalham em sua residência e advogados criminalistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui