A atividade econômica dos Estados Unidos se expandiu em ritmo moderado desde meados de fevereiro em meio a inflação elevada, mercado de trabalho apertado e gargalos contínuos na cadeia de suprimentos, disse o Federal Reserve (Fed) nesta quarta-feira.
“A demanda por trabalhadores continuou forte na maioria dos distritos e setores da indústria. Mas a contratação foi retida pela falta geral de trabalhadores disponíveis”, disse o Fed em sua última pesquisa sobre condições econômicas, conhecida como Livro Bege, com base em informações coletadas de seus 12 Feds regionais.
“As pressões inflacionárias permaneceram fortes desde o último relatório, com as empresas continuando a repassar os custos de insumos rapidamente crescentes aos clientes”, disse a pesquisa. As empresas na maioria dos distritos esperam que as pressões inflacionárias continuem nos próximos meses, disse a pesquisa do Fed.
As perspectivas para o crescimento foram obscurecidas pela incerteza criada pelos recentes desenvolvimentos geopolíticos e pelo aumento dos preços, acrescentou o Livro Bege. A economia dos EUA está a caminho de crescer 3,7% em 2022, 0,3 ponto percentual abaixo da projeção de janeiro, de acordo com o relatório World Economic Outlook do Fundo Monetário Internacional divulgado na terça-feira.
Karen Dynan, pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics, projetou recentemente que o produto interno bruto dos EUA deve crescer 3% este ano, cerca de 1,5 ponto percentual abaixo da previsão apresentada em outubro passado.