Lixo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou as agências de classificação de risco. Segundo ele, é preciso encontrar uma alternativa para essas agências, que foram consideradas pelo ministro corresponsáveis pela crise econômica de 2008 por causa das avaliações equivocadas. Erro que permanece: Mantega enfatizou, sem revelar nomes, que existem países que têm classificação A ou AA, mas estão em situação pior do que o imaginado. “São países que não deveriam ter nem avaliação tipo B”.
A alternativa às empresas de rating, disse o ministro, poderia ser desenvolvida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ou “outro organismo multilateral de confiança”. O assunto será tema da reunião de líderes do G-20 em Toronto, Canadá, em 26 e 27 de junho.

Muito além do jardim
Foi positiva a reação do presidente Lula à histeria dos setores da imprensa pautados pelo capital financeiro contra a sanção do reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima de dois salários mínimos. Com propriedade, Lula assinalou que o dinheiro que sairá dos cofres da Previdência para fazer justiça aos que contribuíram mais para suas aposentadorias será amplamente recompensado pelo aumento do consumo e pela consequente alta na arrecadação de impostos.
A argumentação do presidente é, particularmente, importante porque dentro de sua própria equipe pululam os adeptos da filosofia de guarda-livros que tratam a administração de uma nação com o tamanho, a complexidade e as desigualdades sociais do Brasil como a de um modesto comércio de fundo de quintal, no qual a preocupação é que haveres e deveres sejam mantidos em equilíbrio.

Burguesia
O Rio de Janeiro ganhará mais um candidato a governador: o eterno Cyro Garcia será lançado pelo PSTU como “um contraponto à falsa polarização entre governistas e a oposição burguesa no estado”.

Convênio
A rede de distribuição de água que abastece os bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, receberá um sistema inteligente para controle da vazão e da pressão. Trinta válvulas controladas remotamente vão garantir a distribuição de água em todos os pontos dos bairros. Os equipamentos, franceses, no valor de R$ 10 milhões, serão custeados pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), que assinou convênio com a Cedae, companhia estatal de saneamento, nesta quinta-feira. O prazo de instalação é de dez meses.

Alternativa
A Embratel atingiu a marca de 2 milhões de assinantes com o seu telefone fixo, o Livre. Até o final do ano, a empresa espera bater a meta de 2,3 milhões de assinantes. A operadora é líder no ranking de portabilidade, com 41% dos clientes que em 2010 mudaram de empresa, mas mantiveram o número de telefone. O NET Fone, também controlado pela Embratel, atingiu mês passado 2,5 milhões de clientes.

Líder isolado
O Brasil está livre da epidemia de gripe A, comemorou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Brasil é a nação que mais vacinou em termos percentuais: 42% da população foram imunizados. Só que nos Estados Unidos, que ocupa o segundo lugar no ranking, o percentual é de apenas 26% e não há qualquer sinal de epidemia. O ministro precisa explicar se essa obsessão por vacinação foi para evitar qualquer risco de um surto da gripe às vésperas das eleições ou se há outro motivo.

Azeitona
A Casa da Empada vai inaugurar, até agosto, três novos pontos de venda na cidade do Rio de Janeiro: Centro, Botafogo e Barra da Tijuca. A rede, que vende, em média, 500 empadas por dia, pretende chegar às 700 diariamente até o final desse ano, com um investimento previsto de R$ 2,5 milhões em expansão e em ações de marketing.

Tempestade
O novo presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB Brasil-Re), Leonardo Paixão, conta que, após o estouro da crise internacional, em setembro de 2008,  choveram propostas para o Brasil de seguradoras estrangeiras à cata de bons negócios.

Artigo anteriorSem refrigerante
Próximo artigoTapetão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.