Os resultados do quarto trimestre não foram bons para as Lojas Americanas. A varejista teve queda de 4,2% no lucro líquido consolidado, para R$ 272,8 milhões. Sua controlada de comércio eletrônico B2W teve igualmente prejuízo de R$ 67,7 milhões, ainda pior que o resultado negativo de R$ 34,9 milhões apurado um ano antes.
No ano, a varejista investiu R$ 949,2 milhões em aberturas de novas lojas, reformas, tecnologia, entre outras operações. Ao fim de dezembro, o grupo apresentava endividamento líquido consolidado de R$ 3,74 bilhões, com alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda ajustado de 1,3 vez.
O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da Lojas Americanas subiu 5,3% entre outubro e dezembro, para R$ 1,06 bilhão, também em termos consolidados.
No caso da B2W, que opera sob as marcas Submarino, Americanas.com, Sou Barato e Shoptime, o Ebitda ajustado saltou 20,7%o no quarto trimestre, para R$ 190,1 milhões, já refletindo mudanças em práticas contábeis adotadas a partir de janeiro.
A empresa de ecommerce apurou ainda crescimento de 31,9% no total de vendas online medidas pelo indicador Gross Merchandise Volume (GMV), para R$ 5,08 bilhões, apoiada na rápida expansão do marketplace, cuja participação chegou a 57,1% do GMV total.
A receita líquida consolidada da Lojas Americanas somou R$ 5,9 bilhões no quarto trimestre, superando em 9,7% o montante obtido um ano antes. No conceito mesmas lojas, a alta foi de 7,3% na mesma base comparativa.
Já as despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 19,5% no último trimestre, para R$ 1,233 bilhão. Entre outubro e dezembro, a companhia inaugurou 134 novas lojas, atingindo um total de 1.490 pontos físicos espalhados por 595 cidades do país.