Os lojistas cariocas esperam aumento de 4% nas vendas de Natal, de acordo com pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), que ouviu 350 lojistas para conhecer as expectativas de vendas para o Natal.
“Nossas informações revelaram-se promissoras na medida em que a maioria dos pesquisados estimou aumento de vendas diante do resultado natalino de 2023. Isso é bom diante de um cenário desafiador para o lojista, que vem enfrentando várias barreiras como desordem urbana, aumento de impostos e camelotagem”, diz Aldo Gonçalves, presidente das duas entidades.
De acordo com a pesquisa do CDL-Rio e Sindilojas-Rio, cerca de 85% dos entrevistados esperam aumento das vendas neste final de ano, destacando deste grupo que aproximadamente 60% acreditam que elas possam superar a previsão de 4% chegando a 5,0%, enquanto menos de 8% dos entrevistados apresentou-se pessimista, esperando variação negativa das vendas diante da performance observada no Natal de 2023, num contexto mais difícil.
“Cabe destacar que todos os entrevistados reconheceram a importância das redes sociais e dos recursos da mídia eletrônica para continuarem seus negócios com perspectivas futuras que poderão ser aplicadas neste período visando conquistar clientes”, disse Aldo.
A pesquisa mostrou que para estimular os consumidores os comerciantes estão fazendo promoções e procurando oferecer descontos com planos de pagamentos facilitados, considerando as possibilidades de vendas. Os segmentos com maior expectativa para o Natal são roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria/beleza e bijuterias.
Um dado interessante na pesquisa foi a adequação do nível de estoques para o consumo esperado do final de ano. A maioria dos comerciantes se planejou melhor do que ano passado, pois cerca de 90% acham o volume de mercadorias estocadas compatível com o que se espera vender.
“É o mercado através das suas nuances e dinâmica ditando o comportamento dos agentes econômicos. Neste contexto, os lojistas vão se organizando para entregar ao consumidor a melhor experiência de compra objetivando fidelizá-lo sempre que possível para rentabilizar o seu negócio”, conclui Aldo Gonçalves.
Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro, realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta mudanças nas modalidades de crédito e comportamento financeiro das famílias. O endividamento subiu levemente em novembro de 2024, atingindo 77% do total, comparado a 76,6% no mesmo período de 2023. Essa alta reflete o maior uso do crédito para compras de fim de ano, mas também aponta uma gestão mais cautelosa do orçamento. O percentual de consumidores que se consideram “muito endividados” caiu para 15,2%, o menor nível desde novembro de 2021.
Por outro lado, a inadimplência segue em alta, com 29,4% das famílias reportando dívidas em atraso – o maior patamar desde outubro de 2023. O número de consumidores que afirmam não ter condições de quitar suas dívidas aumentou para 12,9% (em outubro, esse percentual era de 12,6% e, em novembro do ano passado, 12,5%).
“O aumento sazonal do crédito é esperado nesta época do ano, mas o perfil mais equilibrado das dívidas indica uso mais consciente, com menor impacto na renda mensal”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. Ele destaca a importância de prazos mais longos no planejamento financeiro familiar.
A CNC projeta que o endividamento continuará crescendo em dezembro, impulsionado pelas compras de Natal. Entretanto, a inadimplência deve permanecer estável, dado o ajuste das famílias ao cenário de juros altos.
“A recuperação do consumo depende de uma gestão responsável do crédito. Apesar de um leve aumento do endividamento, o impacto na renda mensal tem diminuído, refletindo o esforço das famílias em manter suas contas equilibradas mesmo diante de adversidades econômicas”, avalia Fabio Bentes, economista-chefe em exercício da CNC.
Entre as famílias de menor renda (de zero a três salários mínimos), o endividamento aumentou para 81,1%, o maior índice entre todas as faixas. Essas famílias também registraram o maior percentual de inadimplência, com 37,5% relatando dívidas em atraso, e 18,5% afirmando não ter condições de quitar os débitos. Por outro lado, famílias com renda acima de 10 salários mínimos reduziram seu endividamento para 66,7%, com 14,6% reportando dívidas em atraso e apenas 5% afirmando não ter condições de pagá-las. Esse comportamento reflete maior capacidade de planejamento financeiro e menor dependência de crédito.
O comprometimento médio da renda com dívidas foi de 29,8% em novembro, uma leve queda em relação a outubro. Além disso, o percentual de consumidores com mais da metade da renda comprometida caiu para 20,3%, o menor índice desde agosto de 2024. Os prazos mais longos para quitação de dívidas também avançaram, atingindo 35,9% das famílias endividadas, o maior nível desde dezembro de 2021. Essa mudança tem ajudado a reduzir o tempo de atraso das contas, com queda do percentual de inadimplentes há mais de 90 dias para 49,6%.
Ainda segundo o estudo, o cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de dívida, presente em 83,8% das famílias endividadas, embora tenha registrado queda de 3,9 pontos percentuais em relação a novembro de 2023. Já o crédito pessoal manteve-se em destaque, com crescimento de 2,5 pontos percentuais na comparação anual. Apesar de uma leve redução mensal (de 12% em outubro para 11,7% em novembro), ele é favorecido pelas menores taxas de juros entre as modalidades. Carnês, embora ainda relevantes, perderam participação em relação ao ano anterior.
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