Longevidade pode ajudar o Brasil a enfrentar a crise climática

404
Edson Franco, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Foto: Fenaprevi)
Edson Franco, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Foto: Fenaprevi)

Transformar em oportunidades de crescimento sustentável dois dos maiores desafios do século: o envelhecimento populacional e a crise climática, é o foco do Fórum de Clima, Vida e Longevidade, que será realizado pela Casa do Seguro no próximo dia 11, em Belém (PA). O evento é uma iniciativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em parceria com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e reunirá especialistas, formuladores de políticas públicas e representantes do setor financeiro para discutir como a previdência e o seguro de vida podem se tornar instrumentos-chave de resiliência social e ambiental.

A proposta é mostrar que o envelhecimento populacional e as mudanças climáticas, quando tratados de forma integrada, podem abrir caminho para um modelo de desenvolvimento mais sustentável, inclusivo e preparado para o futuro.

“A previdência e o seguro de vida são pilares essenciais de uma sociedade sustentável, pois oferecem segurança financeira e resiliência contra as incertezas da vida e do clima. Nosso Fórum na Casa do Seguro é fundamental para mostrar que o desafio da longevidade, quando combinado à urgência climática, se torna uma oportunidade para o Brasil desenvolver instrumentos financeiros inovadores que transformem riscos em proteção e crescimento sustentável para todos”, afirmou o presidente da FenaPrevi, Edson Franco.

Segundo o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, “as megatendências de envelhecimento e clima estão interligadas, ampliando a necessidade de resiliência e planejamento. O Fórum é o palco ideal para demonstrar como o ecossistema de seguros e previdência, através da inovação em produtos e investimentos, está criando soluções financeiras robustas para o Brasil. Nosso objetivo principal é garantir que a importância do setor seja plenamente reconhecida e que nossas propostas sejam levadas ao documento final da COP30, consolidando o seguro como um vetor de proteção social e crescimento verde.”
O Fórum contará com a participação do renomado físico e cientista brasileiro Paulo Artaxo como keynote speech. Professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), com atuação destacada em Física Atmosférica e Ciências Ambientais, sua importância reside principalmente no seu extenso trabalho de pesquisa sobre as mudanças climáticas globais.

Espaço Publicitáriocnseg

Considerado um dos cientistas mais influentes do mundo na sua área, Artaxo é o autor principal em diversos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o que consolida seu papel como uma referência global na ciência do clima e na conscientização sobre a urgência das questões ambientais no Brasil e no planeta.

A Casa do Seguro é uma realização da CNseg, com o objetivo de posicionar o setor de seguros como um ator estratégico e fundamental na busca por soluções relacionadas à adaptação e mitigação das mudanças climáticas, consolidando o reconhecimento da importância do setor e fazendo com que ele seja citado no documento final da COP30.

A Casa do Seguro se localiza na Tv. Alferes Costa, 2828 – Pedreira – Belém/PA

Os interessados em participar deste e dos demais eventos da Casa do Seguro, podem se inscrever clicando aqui.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg