Lá & cá

A semana termina sem que a quebra de um dos mais fortes dogmas fiscais tenha recebido por aqui a devida atenção. Na Europa, a União Européia (UE) resolveu fazer vista grossa para o fato de Alemanha e França, as duas locomotivas da UE, terem descumprido pelo segundo ano a meta de déficit fiscal máximo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Se fosse por aqui, onde a turma do Palocci cravou o sacrifício imposto ao país em 4,25% do PIB, o tal do mercado ia ter um piti.

Dever de casa
A propósito da LRF, esta coluna tem uma dúvida técnica. A engorda do Diário Oficial nesses dias de votação do pacote da Previdência diminui ou não o superávit primário?

Denorex
Como previsto aqui terça-feira, a turma do PFL e PSDB gastou na retórica contra o governo, mas, na hora agá, garantiu 13 votos para o PT aprovar o pacote da Previdência. Foi mais um exemplo de como é difícil para pefelistas e tucanos assumirem a oposição para valer e viverem longe do Diário Oficial.

Abacaxi
O PFL anunciou o lançamento do Troféu Berzoini, com o objetivo de denunciar as maiores maldades feitas contra o cidadão. O “prêmio” será entregue a cada três meses e a eleição, de acordo com o partido, terá a contribuição da população. O ministro da Previdência é pule de dez para receber o primeiro troféu. Resta saber se a participação da população não obrigará o PFL a “cortar na própria carne” e laurear algum parlamentar do partido pródigo em falar grosso e votar contra os direitos do cidadão.

Jargão
Quando algum desempregado inconveniente reclamar da demora em conseguir emprego, os membros do governo federal sempre poderão responder: “A defasagem entre a melhora nos indicadores de atividade e a queda do desemprego é usual em momentos de recuperação econômica”. A frase consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Bu$h Air
Ao decidir passar cerca de três horas com as tropas norte-americanas no Iraque, o presidente Bush deve ter entrado para um Guiness. Contabilizados os gastos com combustível, segurança e logística apenas para pousar com soldados no Dia de Ação de Graças, certamente, foi o ato eleitoral mais caro do mundo. Em tempo, já que foi cercada de tanto sigilo, será que a bandeira ficou hasteada no rancho de Bush no Texas?

Lançamento
O Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de janeiro (Uerj) lança hoje a coletânea de estudos denominada Políticas da cor. Com a participação de diversos estudiosos na questão, o trabalho é organizado pelos professores Fátima Lobato e Renato Emerson dos Santos. O evento será no campus, a partir das 18h.

Alimentos
A Legião da Boa Vontade (LBV) promove neste domingo, às 15h, um espetáculo com o grupo de pagode Kiloucura e convidados (Molejo, Morenos, Mente Solta, Nascente e Grupo Raça) para arrecadar alimentos para cestas de Natal. O ingresso será a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. O evento será no Centro Educacional da LBV no Rio de Janeiro (Av. Dom Hélder Câmara, 3059, Del Castilho).

Novos comandantes
Recém-criada na Varig, a Diretoria de Marketing foi entregue a Faustino Pereira Júnior, que ocupava o cargo de diretor de Vendas. Para seu lugar vai Marcelo Bottini, que era o gerente geral Comercial para a Europa, África e Oriente Médio desde janeiro de 2000.

Conto de fadas
Esta coluna acredita em Papai Noel, coelhinho da Páscoa e na Fada dos Dentes; mas previsão de economista e projeção de crescimento feita pelo governo é demais.

Artigo anteriorProvar do remédio
Próximo artigo“Tô nem aí”
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.