Lá e cá

Enquanto consultores de bancos norte-americanos insistem em defender a elevação dos juros no Brasil, nos Estados Unidos a taxa real está negativa em 0,35%. Para uma inflação de 2,1%, a taxa básica de juros norte-americana está em 1,75%. Enquanto isso no Brasil, para uma inflação acumulada de 8,45% pelo IPCA – índice usado no acordo com o FMI – a Selic foi elevada para 22% ao ano, produzindo juros reais de 13,5%.

Reforma polêmica
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato Machado, criticou setores do Judiciário que insistem em defender a votação da reforma do Judiciário ainda este ano. Para Approbato, ao defender mecanismos que pretensamente poderiam esvaziar as gavetas dos tribunais, como a súmula vinculante, parte do Judiciário tenta, na verdade, acabar com os julgamentos de primeira instância e, com isso, barrar o acesso do cidadão comum à Justiça. Esse argumento, assim como outros levantados por Approbato, é forte. Por outro lado, alguma coisa precisa ser feita para impedir a atuação de advogados que só têm interesse em protelar as ações, engarrafando os processos e, também dessa forma, afastando a Justiça daqueles que não têm tempo (aqui sinônimo de dinheiro) para aguardar as decisões.

Turismo em Sampa
O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) apresenta hoje a empresários e autoridades o Plano de Marketing do Turismo da Cidade de São Paulo. O projeto foi desenvolvido pela empresa de consultoria Marketing Systems e contou com a parceria da Embratur, além do apoio da prefeitura municipal, através da Anhembi Turismo e Eventos. “Nossa expectativa é dobrar o número de visitantes que vêm à capital paulista, que hoje é de cerca de 7 milhões por ano, até 2010”, aposta Roberto Gheler, presidente do SPCVB.

Passivo
Quem achava que a banda endógena do então presidente do Banco Central, Francisco Lopes, era a última forma em matéria de burocratês tucano não contava com a nota da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a propósito de declarações que seu presidente, Luiz Guilherme Schymura, teria feito sobre “apoio jurídico” da Embratel à agência: “Estando a Anatel no mesmo pólo passivo da ação movida pela Embratel, é comum a troca de informações entre advogados, embora cada parte construa suas defesas jurídicas. As conversas, nesse caso, resumem-se à troca de análises dos aspectos estratégicos processuais.” Pelo dito, deduz-se que as relações entre Anatel e Embratel não são ativas, embora seus advogados se reunam com frequência ou alguma coisa parecida.

Dogma revisitado
Depois de oitos anos de ortodoxia monetarista, o ministro do Planejamento, Guilherme Dias, admitiu que a inflação tem reflexo positivo sobre o Orçamento. “Como não há indexação, os custos sofrem depreciação. Mas inflação não é remédio, é veneno”, ressalvou, acrescentando que a desvalorização da moeda prejudica a estimativa, o planejamento e o controle orçamentários.

Artigo anteriorVale o escrito?
Próximo artigoOutro paradigma
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.