Lá e cá

Enquanto consultores de bancos norte-americanos insistem em defender a elevação dos juros no Brasil, nos Estados Unidos a taxa real está negativa em 0,35%. Para uma inflação de 2,1%, a taxa básica de juros norte-americana está em 1,75%. Enquanto isso no Brasil, para uma inflação acumulada de 8,45% pelo IPCA – índice usado no acordo com o FMI – a Selic foi elevada para 22% ao ano, produzindo juros reais de 13,5%.

Reforma polêmica
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato Machado, criticou setores do Judiciário que insistem em defender a votação da reforma do Judiciário ainda este ano. Para Approbato, ao defender mecanismos que pretensamente poderiam esvaziar as gavetas dos tribunais, como a súmula vinculante, parte do Judiciário tenta, na verdade, acabar com os julgamentos de primeira instância e, com isso, barrar o acesso do cidadão comum à Justiça. Esse argumento, assim como outros levantados por Approbato, é forte. Por outro lado, alguma coisa precisa ser feita para impedir a atuação de advogados que só têm interesse em protelar as ações, engarrafando os processos e, também dessa forma, afastando a Justiça daqueles que não têm tempo (aqui sinônimo de dinheiro) para aguardar as decisões.

Turismo em Sampa
O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) apresenta hoje a empresários e autoridades o Plano de Marketing do Turismo da Cidade de São Paulo. O projeto foi desenvolvido pela empresa de consultoria Marketing Systems e contou com a parceria da Embratur, além do apoio da prefeitura municipal, através da Anhembi Turismo e Eventos. “Nossa expectativa é dobrar o número de visitantes que vêm à capital paulista, que hoje é de cerca de 7 milhões por ano, até 2010”, aposta Roberto Gheler, presidente do SPCVB.

Passivo
Quem achava que a banda endógena do então presidente do Banco Central, Francisco Lopes, era a última forma em matéria de burocratês tucano não contava com a nota da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a propósito de declarações que seu presidente, Luiz Guilherme Schymura, teria feito sobre “apoio jurídico” da Embratel à agência: “Estando a Anatel no mesmo pólo passivo da ação movida pela Embratel, é comum a troca de informações entre advogados, embora cada parte construa suas defesas jurídicas. As conversas, nesse caso, resumem-se à troca de análises dos aspectos estratégicos processuais.” Pelo dito, deduz-se que as relações entre Anatel e Embratel não são ativas, embora seus advogados se reunam com frequência ou alguma coisa parecida.

Dogma revisitado
Depois de oitos anos de ortodoxia monetarista, o ministro do Planejamento, Guilherme Dias, admitiu que a inflação tem reflexo positivo sobre o Orçamento. “Como não há indexação, os custos sofrem depreciação. Mas inflação não é remédio, é veneno”, ressalvou, acrescentando que a desvalorização da moeda prejudica a estimativa, o planejamento e o controle orçamentários.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVale o escrito?
Próximo artigoOutro paradigma

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Marca chinesa de automóveis de luxo Hongqi abre 1º showroom em Israel

A concessionária de carros israelense Samelet Group abriu nesta terça-feira o primeiro showroom da marca chinesa de limusines Hongqi na cidade de Tel Aviv, no centro de Israel.

AstraZeneca continuará a aumentar o investimento na China

AstraZeneca, a gigante farmacêutica britânica, está otimista sobre as perspectivas econômicas e o crescimento do setor de saúde chinês, e continuará a aumentar seu investimento na China, disse Leon Wang, vice-presidente executivo da AstraZeneca, informou o Chinanews.com nesta quarta-feira.

Setor de energia é um dos alvos preferidos de hackers

Mais de 60% de todos os ataques foram de phishing; organizações criminosas de hackers são ameaça às infraestruturas críticas do Brasil.

Países árabes planejam expansão de energia limpa

Omã, Marrocos, Argélia e Kuwait estão entre os que têm planos mais ambiciosos.

‘Governo não apenas poderia, como deveria intervir na Petrobras’

Para especialista, Governo Federal deveria estar mais atuante para combater os preços abusivos dos combustíveis em toda a cadeia.