O lucro líquido da Airbus caiu 87% no terceiro trimestre em relação a igual período do ano passado, para 50 milhões de euros, refletindo a queda no faturamento da divisão aeroespacial e de defesa e efeitos desfavoráveis do câmbio. A receita da companhia diminuiu 1% na mesma base de comparação, para 13,95 milhões de euros.
Segundo a Airbus, no terceiro trimestre os resultados operacionais foram atingidos por uma perda de 200 milhões de euros decorrente de variações desfavoráveis na taxa de câmbio do dólar, que diminuiu os ganhos esperados com os pré-pagamentos devidos à companhia, e de reavaliações do balanço da Airbus.
Os resultados também foram prejudicados pela queda na produção de aeronaves modelo A330, por modificações nos preços dos produtos vendidos pela Airbus e por um aumento de custos.
Segundo a Airbus, o ebit (lucro antes de juros e impostos) da divisão de aeronaves comercias, carro-chefe da companhia, caiu 26% no terceiro trimestre, a 354 milhões de euros. Na área aeroespacial e de defesa, o ebit diminuiu 40%, a 105 milhões de euros, enquanto na divisão de helicópteros houve queda de 29%, para 56 milhões de euros.
De acordo com Tom Enders, executivo-chefe da Airbus, a empresa segirá concentrada nos próximos meses em fazer as entregas previstas e cumprir as metas de lucro para o ano.













