Beijing, 27 março (Xinhua) — O lucro combinado das principais empresas industriais da China caiu anualmente 0,3% nos dois primeiros meses de 2025, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira.
Empresas industriais com uma receita anual proveniente de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de 2,79 milhões de dólares americanos) registraram lucros combinados alcançando 910,99 bilhões de yuans durante esse período.
Nos dois primeiros meses do ano, o setor manufatureiro da China registrou um lucro total de 639,51 bilhões de yuans, uma alta de 4,8% ano a ano. As empresas de produção e fornecimento de eletricidade, calor, gás e água obtiveram um lucro total de 130,45 bilhões de yuans, um aumento anual de 13,5%.
O setor de mineração registrou um lucro total de 141,03 bilhões de yuans durante o período de janeiro a fevereiro, uma queda anual de 25,2%, segundo os dados.
Enquanto isso, a receita comercial combinada das principais empresas industriais da China aumentou anualmente 2,8% nesse período, 0,7% maior do que a taxa de crescimento anual total de 2024.
As empresas industriais continuaram a registrar um crescimento sustentado na receita nos dois primeiros meses de 2025, criando condições favoráveis para a recuperação dos lucros corporativos, disse o estatístico do DNE, Yu Weining.
Impulsionada por políticas de apoio relacionadas a atualizações de equipamentos em larga escala e troca de bens de consumo, a lucratividade em determinados setores melhorou nos dois primeiros meses do ano, de acordo com Yu.
O lucro total do setor de fabricação de equipamentos aumentou 5,4% durante o período de janeiro a fevereiro, revertendo uma queda de 0,2% em 2024, enquanto o do setor de fabricação de matérias-primas aumentou 15,3%, revertendo uma queda de 22,9% no ano passado.
Nos dois primeiros meses de 2025, o lucro total do setor de fabricação de automóveis aumentou anualmente 11,7%, impulsionado pela política de subsídios para substituição e renovação de automóveis.
No entanto, algumas empresas industriais ainda enfrentam desafios em termos de produção e operação, já que o ambiente externo está se tornando cada vez mais complexo, disse Yu, acrescentando que serão feitos esforços para elevar o consumo interno e fortalecer a inovação para impulsionar a recuperação dos lucros das empresas industriais. Fim
Leia também:
Comércio exterior de Shenzhen registra crescimento de dois dígitos em março
Shenzhen, 23 abril (Xinhua) — A metrópole de Shenzhen, no sul da China, viu seu comércio exterior chegar a 387,05 bilhões de yuans (cerca de 53,7 bilhões de dólares americanos) em março, um aumento anual de 12,3%, mostraram estatísticas alfandegárias divulgadas nesta terça-feira. Em março, as exportações se recuperaram significativamente, atingindo 218,53 bilhões de yuans, […]
Mercado de câmbio da China relata operações estáveis no primeiro trimestre
Beijing, 22 de abril (Xinhua) — O mercado de câmbio da China registrou operações geralmente estáveis no primeiro trimestre de 2025, apesar do aumento da volatilidade nos mercados financeiros internacionais, informou a Administração Estatal de Câmbio nesta terça-feira. No primeiro trimestre, a entrada líquida de capital transfronteiriço do país proveniente do comércio de mercadorias totalizou […]
Setores de atacado e varejo da China registram forte desempenho no primeiro trimestre
Os setores de atacado e varejo da China registraram forte dinamismo nos primeiros três meses de 2025, oferecendo sólido suporte para a expansão da demanda interna no país.
Mercado de gestão de patrimônio bancário da China se expande de forma constante
O mercado de gestão de patrimônio bancário da China teve um impulso de crescimento constante no primeiro trimestre.
China acelera abertura de serviços e injeta mais certeza no mundo
Beijing, 21 de abril (Xinhua) — A China está acelerando a abertura de seu setor de serviços por meio de medidas como a aceleração da implementação de projetos piloto, a expansão da cobertura relacionada e o aprimoramento dos testes de estresse e a replicação de práticas bem-sucedidas, de acordo com o Ministério do Comércio nesta […]
Banco de Desenvolvimento da China aumenta empréstimos para infraestrutura no 1º trimestre
Beijing, 22 abril(Xinhua) — O Banco de Desenvolvimento da China disse nesta terça-feira que emitiu empréstimos no valor de 369,1 bilhões de yuans (cerca de 51 bilhões de dólares americanos) para o desenvolvimento de infraestrutura no primeiro trimestre deste ano. Os empréstimos relacionados à infraestrutura representaram uma participação cada vez maior do total de empréstimos […]