O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã dessa quarta-feira telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os dois conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula do Brics, de 22 a 24 de outubro, em Kazan (Rússia), e as relações bilaterais entre os dois países. Também falaram sobre a proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Em maio, os governos brasileiro e chinês apresentaram uma proposta conjunta para alcançar uma solução pacífica para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, voltada à redução da escalada da guerra e à criação de condições para o diálogo.
Segundo a agência de notícias russa Sputnik, Lula e Putin enfatizaram o espírito de continuar trabalhando juntos em áreas-chave de cooperação no Brics, inclusive na esfera financeira. A vontade de aprofundar a coordenação também é enfatizada tanto no G20, onde o Brasil nesse ano é presidente, como em outros fóruns multilaterais.
“Foi confirmado o interesse mútuo em intensificar o diálogo político e a cooperação mutuamente benéfica em vários domínios, incluindo o comércio, a agricultura, a energia e a cooperação industrial”, relatou a Sputinik.
O presidente Putin também manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais e expressou sua disposição de fornecer assistência se necessário para superar as consequências do desastre.
Com informações das agências Xinhua e Sputinik