Nesta semana, as atenções dos investidores no Brasil estão na divulgação de dados de IPCA-15 de janeiro, nos dados de transações correntes de dezembro e na reunião do Conselho Monetário Nacional. Além disso, o mercado acompanha a agenda do presidente Lula na Argentina. No exterior, o foco desta semana estará na divulgação de dados de serviços industriais nos EUA, na Zona do Euro e no Japão. Ainda no exterior, teremos a divulgação de balanços de grandes empresas.
No Brasil, teremos o primeiro funcionamento da nova carteira teórica do Ibovespa, sem a participação da Americanas S/A, por consequência do pedido de recuperação judicial. Os investidores, estarão atentos à divulgação do Boletim Focus, após altas de juros futuros e após críticas de Lula em relação à independência do Banco Central e as metas de inflação. Na Argentina, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem conversado com o governo argentino para aumentar as exportações brasileiras para o país vizinho.
No exterior, os investidores seguem com expectativas positivas em relação a reabertura da China após política de Covid zero, que pode impulsionar a demanda por commodities. Hoje será um dia de agenda fraca nos EUA, porém, no decorrer da semana teremos a divulgação do PIB do quarto trimestre de 2022 e balanços de grandes empresas do país. Na Europa, os investidores estão à espera dos dados de confiança do consumidor da Zona do Euro e o discurso do presidente do Banco Central Europeu.
.
Travelex
Leia também:
Bolsas em queda, após dados ruins dos EUA reforçarem temores de recessão