Lula recebe título de doutor honoris causa em Moçambique

Universidade Pedagógica de Maputo destaca impacto da cooperação brasileira na formação científica do país

969
Lula recebe título honoris
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (24) o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional concedido pela Universidade Pedagógica de Maputo (UPM). A cerimônia ocorreu durante a visita oficial de Lula à capital moçambicana, parte das comemorações pelos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.

A instituição destacou a contribuição brasileira para a formação acadêmica no país africano. Segundo o reitor Jorge Ferrão, mais de 30% dos quadros de alto escalão científico moçambicanos — entre mestres e doutores — estudaram em universidades brasileiras, em acordos de cooperação firmados durante os governos Lula. O impacto intangível dos quadros moçambicanos formados no Brasil, maioritariamente em seus mandatos presidenciais, enraíza o futuro científico e tecnológico do nosso país, contribuindo para delinear o caráter singelo de Moçambique no mundo”, afirmou.

Ferrão lembrou ainda que a UPM recebeu, em 2024, cerca de 600 jovens de comunidades indígenas brasileiras e que mantém parceria com a Universidade Federal do Maranhão para participar da formulação e do ensino de história e cultura afro-brasileiras no currículo brasileiro. Também citou o Projeto Sonho, lançado por Lula em 2012, que beneficiou mais de 200 professores com formação a distância.

Ao receber a honraria, Lula disse que investir em educação é “o melhor investimento” que um governo pode fazer e destacou políticas de expansão educacional implementadas no Brasil. “É por isso que a educação, para mim, é uma obrigação”, afirmou, sendo aplaudido pelo público. Ele também mencionou o papel da África na formação histórica do Brasil e defendeu que a cooperação internacional seja construída “com base na solidariedade e no respeito à soberania de cada país”.

Espaço Publicitáriocnseg

Segundo Lula, não há desenvolvimento sem democratização do conhecimento. “Não há democracia verdadeira onde o povo não tem acesso ao conhecimento e não há desenvolvimento quando as riquezas se concentram em poucas mãos.”, declarou.

Educar é fazer da igualdade de oportunidades uma realidade concreta e não uma promessa distante. Quando investimos na educação, formamos cidadãos conscientes, trabalhadores qualificados e lideranças éticas.

Com informações da Agência Brasil

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg