O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Brasília nesta terça-feira para uma visita de Estado ao Brasil depois de participar da 19ª Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. O encontro com o presidente Lula deve mais que reafirmar a parceria entre os 2 países. Nas palavras dos chineses, após a comemoração dos 50 anos de estabelecimento de relações entre Brasil e China, têm início os “50 anos dourados”.
A reunião entre os 2 presidentes ocorrerá nesta quarta-feira, no Palácio do Alvorada. Serão assinadas dúzias de atos e memorandos. A pergunta de 1 bilhão de dólares é se o Brasil entrará formalmente na Iniciativa Cinturão e Rota. A pergunta de 1 trilhão de dólares é qual o projeto que nosso país tentará alcançar.
Recentemente, em 2 ocasiões, Lula afirmou que está disposto a discutir o Cinturão e Rota e fez um paralelo com o futebol: “Quero saber onde entramos e em que posição vamos jogar; queremos ser titulares. A China é um parceiro essencial para o crescimento econômico e o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, e nosso País espera trabalhar com os chineses na luta contra a fome.”
Mais do que titular, o Brasil precisa ter a alma do técnico. Sem estratégia e visão de longo prazo – o que a China sabe fazer, e muito bem – nosso país não terá o salto que almeja.
A vaca foi pro brejo
A Argentina de Javier Milei não tem peso político, nem econômico, para emperrar resoluções internacionais, ainda mais no G20. O presidente argentino fez apenas o que lhe daria destaque: discordou, ameaçou, mas acabou cedendo, como esperado.
Apesar disso, a mídia brasileira tratou as ameaças de Milei como sérios empecilhos ao trabalho do Brasil no G20. Mostrou a distância entre desejo (de criticar Lula) e realidade. Perdeu, uma vez mais, a chance de informar o leitor.
Milei tem $éria$ razões para não contrariar a China – dependente que é dos swaps cambiais chineses – nem o Brasil. Argentinos e brasileiros assinaram, durante a reunião do G20, a importação de gás natural produzido em Vaca Muerta, na Argentina. Sem o consumo brasileiro, a vaca do projeto vizinho iria para o brejo.
Estranho no ninho
A Argentina nem deveria integrar o G20. A economia do país (medida pelo PIB) é a 25ª do mundo (FMI, abril de 2024). Com a recessão provocada por Milei, deve cair para abaixo da 30ª.
Sem energia
Em 15 de novembro, a Rússia anunciou um limite temporário na exportação de urânio enriquecido para os EUA. O país de Putin responde por cerca de ¼ da demanda norte-americana. Os EUA, que conseguem suprir internamente apenas cerca de 19%, devem começar a sentir a escassez em 2025.
Rápidas
O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) fará várias atividades dia 28: em parceria com a Associação Comercial, realizará “CRCSP e ACSP (Distrital Oeste) Apresentam: Bloco K, Riscos e Oportunidades”, das 9h às 11h15. També realizará “Risco Zero – Proteja Seu Negócio! Divulgação de Serviços, Contratos para Empresas de Contabilidade”, das 15h às 16h30. Quase no mesmo horário, haverá “Master Class Inovação e Contabilidade”. Informações aqui *** Neste sábado e domingo, das 12h às 20h, a Feira O Fuxico realizará sua edição de novembro na Praça Nossa Senhora de Ipanema. Informações pelo Instagram @ofuxicofeira