Após parabenizar, via redes sociais, a eleição de Yamandú Orsi para a Presidência do Uruguai, ainda no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o eleito no país vizinho na manhã desta segunda-feira.
Lula também mandou, por Orsi, um abraço ao ex-presidente Pepe Mujica. O presidente brasileiro comunicou que visitará o Uruguai na próxima semana (6 de dezembro), para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o ex-presidente.
Com 99,25% dos votos apurados pela Justiça Eleitoral, Orsi obteve 49,08%, e seu adversário no segundo turno, Álvaro Delgado, ficou com 45,9%. A Frente Ampla, de esquerda, regressará ao poder que já exerceu em três períodos, entre 2005 e 2020, sucedendo ao governo do direitista Luis Lacalle Pou (Partido Nacional).
Na noite de domingo, Orsi prometeu liderar um governo de “diálogo” e uma “sociedade mais integrada”. Ele fez o discurso de vitória diante de milhares de pessoas em um evento de rua em frente ao hotel do bairro Ciudad Vieja, em Montevidéu, que utilizou como centro de comando na noite eleitoral.
“Este país é um exemplo de acumulação positiva, onde, tijolo após tijolo, está sendo construído um país onde temos, é claro, diferenças em nosso pensamento. Mas nunca, jamais deveria haver lugar para queixas ou desqualificação”, acrescentou, após ser precedido pelas palavras da vice-presidente eleita, Carolina Cosse.
Para Orsi, professor de história de 57 anos, o Uruguai é “o país da liberdade, da igualdade, também da fraternidade, que é nada mais nada menos que solidariedade e respeito ao próximo” e pediu para continuar “nesse caminho”.
Pediu ainda a compreensão de uma “parte do nosso povo que, como nós há algum tempo, tem hoje um sentimento diferente” porque “essas pessoas também terão de nos ajudar a construir um país cada vez melhor” e “nós também precisamos delas”.
Com Agência Xinhua