Lula visitará 2 novos integrantes do Brics

Presidente Lula irá ao Egito e à Etiópia na semana de Carnaval; países ingressaram no Brics este ano

61
Lula em reunião virtual dos Brics sobre trégua humanitária na Palestina (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Lula em reunião virtual dos Brics sobre trégua humanitária na Palestina (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a segunda viagem oficial do atual mandato ao continente africano, com compromissos no Egito, entre 14 e 15 de fevereiro, e Etiópia, entre 16 e 18. Na capital etíope, Adis Abeba, ele vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.

Egito e Etiópia, junto com Arábia Saudita, Emirados Árabes e Irã, passaram a fazer parte do Brics este ano, juntando-se aos cinco países fundadores: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O convite para a visita ao Egito foi feito pelo presidente Abdul Fatah al-Sisi antes mesmo da posse de Lula. Os 100 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Egito são comemorados em 2024.

A expectativa é de que o governo egípcio aprove em breve novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina. Em 2023, o país africano abriu mercado para diversos produtos brasileiros, como peixes e derivados, carne de aves, algodão e gelatina e colágeno. Também será discutida a abertura de uma rota aérea entre os dois países, ligando São Paulo ao Cairo.

Na Etiópia, o presidente Lula também fará uma visita de Estado ao país, além de participar da Cúpula da União Africana. A sede da entidade, que se tornou membro oficial do G20 em 2024 com apoio do Brasil, fica exatamente na capital etíope, Adis Abeba. Com a participação de dezenas de chefes de Estado e governo na cúpula, o presidente tem convites para diversas reuniões bilaterais, que ainda não estão definidas.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui