Luz nas urnas

“A instalação de um poste de luz em uma rua garante dez votos para o candidato”, comemora o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, que aposta nas eleições de 2002 para recuperar os prejuízos com o plano de racionamento este ano. Uchôa atribui a informação a organizadores de campanhas eleitorais. O presidente da Abilux considera ainda que as importações de produtos de iluminação devem ser inibidas com a taxa de câmbio em alta. “A indústria brasileira estará protegida contra a entrada de produtos importados.”

Prova
Uma fonte “quente” garante a esta coluna que detetives contratados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estão vasculhando o interior de São Paulo em busca de um vídeo – que teria sido originalmente gravado em 8mm – no qual o Raio de Bauru (RDB) confessa que foi o responsável pelo apagão ocorrido em março de 1999 e pela falta de energia em 2001.

Antidrogas
Prefeitos de oito cidades da Baixada Fluminense (RJ) se reúnem neste sábado em Belford Roxo durante seminário antidrogas que será realizado pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead), em parceria com a Secretaria de Cidadania do município. A abertura oficial do encontro será feita pelo prefeito Waldir Zito, que entre outras coisas anunciará a instalação do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), destinado ao atendimento de dependentes químicos. Este é um dos oito seminários programados pelo conselho para difundir as propostas de prevenção ao uso de drogas.

Invasão
Já José Camilo Zito, prefeito de Caixas, irmão de Waldir e responsável pela dinastia da família, promete invadir o Centro da cidade do Rio de Janeiro neste domingo. Zito planeja levar 10 mil pessoas para a convenção do PSDB, que vai escolher o novo diretório do partido. Zito apóia o ex-governador Marcello Alencar para a presidência do PSDB fluminense e sonha ser o candidato tucano à sucessão de Garotinho.

Biotecnologia
O Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia nesta segunda-feira a conclusão do seqüenciamento do DNA da Chromobacterium violaceum, bactéria encontrada no Rio Negro (AM) que tem grande potencial biotecnológico. Além de sua capacidade de combater doenças como Mal de Chagas e leishmaniose, pode levar ao desenvolvimento de bioplásticos e ainda reduzir os impactos ambientais em áreas de garimpo. O seqüenciamento foi feito pela Rede Nacional do Projeto Genoma Brasileiro, envolveu 25 laboratórios de todas as regiões do país e aproximadamente 200 cientistas.

Petróleo
Após a visita ao Brasil, o primeiro-ministro da Rússia Mikhail Kassianov foi para a Venezuela encontrar-se com Hugo Chávez, presidente do país vizinho, e assinar convênios bilaterais. No centro das atenções estará a situação no mercado de petróleo e a elaboração de medidas conjuntas com vista a estabilizar os preços desta matéria-prima.
A Venezuela mantém o mais alto nível de eletrificação (90%) na América Latina. O governo planeja aumentar, nos próximos dez anos, a produção de energia elétrica em 40%. A Rússia, por seu turno, propõe-se a fornecer equipamentos para as centrais hidrelétricas em vias de construção.

Evangelho
“A aprovação pelo Senado norte-americano do fast track põe a nu o caráter unilateral da Alca. Ao impor restrições à entrada de centenas de produtos agro-industriais no mercado dos Estados Unidos, os senadores daquele país expõem sua atitude protecionista, ao mesmo tempo em que o governo Bush procura pregar o evangelho da liberdade do comércio. Que liberdade é essa? Área de Livre Comércio das Américas, sim, mas no quintal dos outros, isto é, do México para baixo. Privilégios para a circulação dos produtos norte-americanos, obrigações e barreiras para os demais”. O comentário é de Alfredo J. Gonçalves, do Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para quem a Alca  “sobre qualquer ponto de vista, especialmente em termos éticos e políticos, trata-se de uma imposição inaceitável”.

Artigo anteriorLucro
Próximo artigoMais que o dobro
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Bolsas mundiais operam entre perdas e ganhos nesta terça

Em dia de leve alta, investidores locais monitoram as negociações em torno do Orçamento de 2021 e o CPI da Covid-19.

Preços ao consumidor de março avançaram mais que esperado

Veículos novos registraram o segundo mês consecutivo sem variação, enquanto os usados apresentaram variação positiva.

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.