Madrasta

A Eletrobrás aumentou em 35% as mensalidades do plano de saúde de seus funcionários aposentados. Nos últimos dez anos, o reajuste foi de 752%, muitas vezes superior ao IGP-DI do período (162%) e maior até do que a estratosférica Taxa Selic (600%). Para os trabalhadores da ativa, a estatal arcou com 30 pontos percentuais do aumento. É a única empresa federal que não contribui para o plano de saúde dos aposentados.

Desindustrialização
Mais relevante que a exibição isolada de números é buscar interpretá-los para capturar as tendências que apontam. A informação de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,4%, no primeiro trimestre de 2006, em relação ao mesmo período do ano passado, e 1,4%, sobre os últimos três meses do ano passado, deve ser decomposta para que indique suas raízes. Pelo lado do consumo, os números do IBGE trazem embutidos duas informações preocupantes e a confirmação do óbvio interditado.
Começando pela boa notícia: a influência positiva sobre o PIB do crescimento de 1,6% no consumo do governo reafirma a contemporaneidade dos princípios keynesianos sobre o papel chave do Estado para a reativação da economia. Infelizmente, esse movimento, longe de ser consequente, se esgota nos limites do eleitorelismo vulgar e é insuficiente para neutralizar os efeitos deletérios que a prolongada valorização do câmbio já causa nos alicerces da economia.
Com o real forte, pela primeira vez desde a cessação dos desastrosos efeitos do populismo cambial do tucanato, a balança comercial voltou a impactar de forma negativa o PIB. As consequências estruturantes do neopopulismo cambial, porém, são mais profundas. Por trás do crescimento de 9% dos investimentos não se encontra apenas a necessária renovação do parque industrial nacional, mas a progressiva e persistente desindustrialização do Brasil.
Dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) dão a dimensão do alarmante descompasso entre o aumento da importação de máquinas e equipamentos e a produção da indústria local. Enquanto o primeiro teve incremento de 34%, a segunda avançou apenas 9,2%. Para além de querelas eleitorais, a leitura qualitativa dos números permite antever a marcha batida do país para a República Velha conduzida pelo condomínio PT/PSDB.

Um só Peru
Seja quem for o eleito nas eleições no segundo turno do Peru, estará fadado a promover mudanças profundas. Se o vencedor for Ollanta Humala, as expectativas despertadas por sua plataforma de aberta oposição ao neoliberalismo não lhes deixarão outra alternativa que não a de levá-la a cabo, ainda que respeitados ritmos e nuanças inerentes aos jogos do poder. Se o ex-presidente Alan Garcia for o eleito também será fortemente impulsionado pelas mudanças. Se optar pelo continuísmo medíocre, enfrentará violentas manifestações sociais tão fortes, que dificilmente conseguirá concluir um mandato fruto de virtual estelionato eleitoral.

Aperitivo
A soma de festas juninas com Copa do Mundo deve ter como resultado alta de 45% nas vendas de amendoim em junho, projeta a associação do setor (Abicab). A entidade prevê um crescimento de 5% a 20% na produção dos diversos tipos de doces e salgados com amendoim em 2006.
Um dos entraves ao crescimento é a contaminação por aflatoxinas, produzidas por fungos, que causam doenças graves. A associação garante que, desde 2001, a contaminação caiu de 40% das amostras para 5% e recomenda que o consumidor só compre o produto com o selo Amendoim de Qualidade Abicab.

Homenageado
O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso – ex-primeiro-ministro de Portugal – receberá nesta sexta-feira, às 15h, a Medalha do Mérito Pedro Ernesto. A cerimônia será realizada na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360, Botafogo) e contará com a presença do prefeito Cesar Maia.

Isenção
O governo mexicano interrompeu, até 7 de julho, a distribuição do boletim eletrônico semanal Buenas Noticias. A causa da suspensão é a proximidade das eleições presidenciais, em 2 de julho.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBrega chique
Próximo artigoNeoudenista

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 1,238 bi em setembro

As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,238 bilhão em setembro deste ano. De acordo com os dados do...