Maduro e o cerco ao Brasil

Cerco ao Brasil iria do Sul, com Milei, ao Norte, se Corina tomar o poder na Venezuela, passando por bases no Equador

144
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto (foto de Marcelo Camargo, ABr)

Países não têm amigos, têm interesses em comum. A frase, ora atribuída a Charles de Gaulle, ora ao ex-secretário de Estado dos EUA no governo Eisenhower, John Foster Dulles, deve ser lembrada quando se analisa a questão da reeleição de Maduro na Venezuela. Deixando-se de lado arroubos românticos pseudo-democráticos, concentra-se no que interessa ao Brasil. O PT até fez isto; o governo Lula se equilibra num estreito muro. Interessa ao Brasil ficar num cerco com Milei, na Argentina, ao Sul; Noboa (Equador) e Boluarte (Peru) – da qual, diga-se, nenhum arauto da democracia questiona a ilegitimidade – ao Oeste; e María Corina, na Venezuela, ao Norte? Corina é uma espécie de versão do presidente argentino que não conversa com o espírito do cachorro morto, mas abraça todas as pautas da extrema-direita.

Base no Equador aumenta cerco ao Brasil

Do Equador, vem a notícia de que o presidente Daniel Noboa (também não se questiona a reeleição a toque de caixa com doses de ilegalidade) apresentará à Assembleia Nacional um Projeto de Reforma Parcial da Constituição para modificar um artigo que proíbe o estabelecimento de bases militares estrangeiras e instalações para fins militares no país, com a desculpa da guerra “transnacional” contra as drogas.

A proibição foi aprovada durante a presidência de Rafael Correa (2007–2017), em setembro de 2008, e implicou a saída de tropas norte-americanas da Base Aérea Eloy Alfaro, em Manta, onde funcionava um Centro de Operações Avançadas (FOL) dos EUA para alegado controle antidrogas na região.

O Brasil foi alvo, diversas vezes, da interferência dos EUA, a mais recente com a Lava Jato. Agora que o governo Lula ensaia, novamente, uma política externa a favor do Sul Global, os interesses norte-americanos, uma vez mais, são contrariados. A parceria com a China igualmente incomoda os Estados Unidos.

Espaço Publicitáriocnseg

Volta a pergunta: interessa ao Brasil ficar cercado do Sul ao Norte?

Inflação da Microsoft

Os produtos Microsoft – como o Office 365 – tiveram aumento médio de 48,6% entre julho de 2020 e dezembro de 2022, o que representa mais que o dobro do índice estabelecido em acordo firmado com o Governo Federal, que era de 17,9%.

Este é um dos problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União na negociação com a empresa norte-americana. Mesmo assim, o TCU avalia que foi feita economia de R$ 340 milhões após o acordo celebrado com a Microsoft.

Sujeito oculto

Os jornalões se esforçaram para produzir títulos sem sujeito ao noticiar o atentado terrorista israelense no Líbano – repetido nesta quarta. Parece até que os aparelhos explodiram por ação natual.

Rápidas

A Associação de Supermercados do Rio (Asserj) realizará no próximo dia 2, a partir das 14h, a 4ª edição do “Seminário Super Negócios Marketing e Compras”, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Mais informações aqui *** O IOB fará nesta quinta, 10h, transmissão ao vivo sobre as alterações na norma da Dirbi, a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária, incluindo 27 novos incentivos fiscais que também se tornam obrigatórios na prestação de informações ao Fisco. No YouTube *** O cirurgião plástico Marcelo Daher é o convidado da Casa do Artista Gerson Pinheiro, em Ipanema, para uma conversa em 26 de setembro, 18h30, sobre os bastidores das cirurgias plásticas. Adesões pelo e-mail [email protected]. São apenas 15 vagas *** Neste sábado e domingo, a Feira Fuxico aterrissará, pela primeira vez, no Parque Carmem Miranda, no Aterro do Flamengo, RJ. Informações pelo Instagram @ofuxicofeira *** Preâmbulo Tech comemora 36 anos de atuação no setor jurídico celebrando mais de 40 mil usuários ativos *** Itaú Unibanco abriu 50 vagas em programa de formação para pessoas com deficiência atuarem no mercado financeiro. As inscrições da nova turma do Transforma Itaú vão até dia 30 *** O XI Congresso de Direito Tributário – Questões Polêmicas, promovido pelo Iargs, ocorrerá em 26 e 27 de setembro, na AIAMU. Informações aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui