O lucro líquido do Magazine Luiza pulou de R$ 5 milhões, no primeiro trimestre de 2016, para R$ 59 milhões, nos três primeiros meses de 2017. O faturamento foi 23% superior ao do igual período ano passado, atingindo R$ 3,35 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi 61% maior do que o do primeiro trimestre de 2016, acumulando R$ 232 milhões.
O grande destaque foram as vendas digitais. A companhia atingiu um faturamento 56,2% maior na internet, que passou a representar 28% do faturamento total. A estratégia de marketplace foi fundamental para esse crescimento, ao aumentar de 30 mil para cerca de 220 mil a oferta de itens.
No mundo físico, o Magazine Luiza também avançou. As vendas das lojas abertas há mais de um ano cresceram 12%, contra o cenário de estabilidade do início de 2016. Nos três últimos meses, a empresa abriu quatro novas lojas, somando 683. Há ainda 120 virtuais e o site.
No primeiro trimestre, 52% dos investimentos realizados pelo Magazine Luiza foram em tecnologia. O total aportado na área foi 61% maior do que o valor aplicado no mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e março deste ano, a empresa melhorou o giro de seus estoques e o saldo com fornecedores. Nos últimos 12 meses, o Magazine Luiza também reduziu sua necessidade de capital de giro ajustado em R$ 380,6 milhões.
A dívida líquida ajustada da companhia foi reduzida em R$ 415 milhões, na comparação com o número de um ano atrás, chegando a R$ 443 milhões. Agora, a relação dívida líquida ajustada/Ebitda ajustado está em 0,5 vez, ante 1,6 vez do primeiro trimestre de 2016.
Os primeiros três meses de 2017 também foram marcados por uma forte redução nas despesas operacionais, que caíram 2,3 pontos percentuais, passando para 22% da receita líquida – menor nível dos últimos anos. O movimento é explicado pelo crescimento do e-commerce, a melhoria operacional nas lojas físicas e a maturação dos projetos de redução de despesas adotados pela companhia.
No trimestre, o indicador da carteira vencida acima de 90 dias da Luizacred melhorou 3,6 pontos percentuais, representando apenas 8,8% da carteira total. Mesmo com uma política de crédito conservadora, as vendas do Cartão Luiza nas lojas do Magazine Luiza cresceram 44,7%. Em função desse crescimento e da melhoria nos indicadores de inadimplência, o lucro líquido da Luizacred cresceu 50,5%, atingindo R$ 39,4 milhões no período.














