30.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Magda do Planalto

Ex-ministro do Trabalho no governo João Goulart, Almino Afonso se recusou a perder muito tempo com a declaração-confissão do presidente Lula, segundo o qual, com a maturidade, as pessoas de esquerda abdicam das suas convicções: “Há momentos em que o melhor a fazer é ficar calado. O presidente perdeu uma boa oportunidade”, disse Almino, quinta-feira ao MM.

O fascismo como instrumento
O sociólogo norte-americano James Petras adverte que a morte de Pinochet não encerra o pinochetismo. Em entrevista à Rádio Centenario, do Uruguai, Petras, que trabalhou no Chile durante o governo de Salvador Allende, salientou que “Pinochet não era a repressão por si mesma, e sim a repressão para una reestruturação da economia, as privatizações, a venda de empresas públicas, a inversão da reforma agrária, a concentração da riqueza.”
Petras acrescenta que, mesmo depois do fim da ditadura e da morte de Pinochet, tudo continua igual no Chile, inclusive com a mesma Constituição e as mesmas lei trabalhistas: “Então, continua a figura de Pinochet. Si, está morto e todos devemos celebrar, porém, o pinochetismo sem Pinochet segue igual. Independentemente de que agora se chame democracia, a herança de Pinochet e o sistema econômico e social seguem iguais”, resumiu.

Tunga à vista
No fim de 2006, a alíquota do FGTS deverá cair de 8,5% para 8%. A majoração, em 2001, ocorreu para pagar o chamado “maior acordo do mundo”, para devolução de dinheiro tungado do FGTS dos trabalhadores. Deverá ou seria melhor dizer “deveria”? Normalmente, quando ocorre uma mudança no recolhimento, o Conselho do FGTS divulga, um mês antes, nova norma. Até agora, apesar de a lei determinar o aumento da alíquota somente por 60 meses, ninguém se pronunciou. Pior é o destino da multa de 10 pontos a mais sobre o FGTS de quem for demitido sem justa causa; como é de praxe em contribuições “provisórias”, esta ameaça eternizar-se.

Doença
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde, cerca de 600 milhões de pessoas no mundo inteiro estão infectadas com o vírus das hepatites B ou C. No Brasil, já são mais de 5 milhões de portadores – só a hepatite C já atinge cinco vezes mais brasileiros que a Aids. Para ter acesso a informações sobre a doença, foi criado o site www.hepatitec.com.br

Boicote
“Filme Turistas: boicote já” é o nome da comunidade criada no Orkut pelo diretor da Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade, Bayard Boiteux. O filme norte-americano mostra uma imagem distorcida do Brasil. O endereço é www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24414622

“Batizada”
O vice-presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Anísio Mendez Vaz, afirmou que o Estado do Rio de Janeiro perde R$ 10 milhões por mês devido à isenção de ICMS concedida, por decreto, pela governadora Rosinha Garotinho (PMDB) à Refinaria de Manguinhos, sob pretexto de modernização da empresa: “Ela compra 10 milhões de litros do Rio Grande do Sul e vende, praticamente, para uma única distribuidora, a Inca, que responde por 8% do consumo do Estado do Rio de Janeiro”, critica Vaz, que espera que a isenção seja revista no próximo governo.

Arte
O jornalista Ricardo Viveiros lança o livro Da arte do Brasil (Clemente & Gramani Editora), que traça um panorama da arte no país, retratando a vida e a obra de alguns dos principais artistas plásticos brasileiros, do Império aos dias atuais, e ainda traz os grandes museus do Brasil. O lançamento será dia 18, às 19h, no Salão Promocional da Fiesp (Av. Paulista 1.313 – 16° andar).

Controle do controlador
A omissão na defesa dos consumidores, como mostrou o tratamento dispensado aos passageiros pelas companhias de aviação diante do apagão aéreo, não deixa mais dúvidas: já passou da hora de o Congresso criar a CPI das Agências Reguladoras.

Artigo anteriorInstabilidade
Próximo artigoLet”s go Brazil!
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.