Magda do Planalto

159

Ex-ministro do Trabalho no governo João Goulart, Almino Afonso se recusou a perder muito tempo com a declaração-confissão do presidente Lula, segundo o qual, com a maturidade, as pessoas de esquerda abdicam das suas convicções: “Há momentos em que o melhor a fazer é ficar calado. O presidente perdeu uma boa oportunidade”, disse Almino, quinta-feira ao MM.

O fascismo como instrumento
O sociólogo norte-americano James Petras adverte que a morte de Pinochet não encerra o pinochetismo. Em entrevista à Rádio Centenario, do Uruguai, Petras, que trabalhou no Chile durante o governo de Salvador Allende, salientou que “Pinochet não era a repressão por si mesma, e sim a repressão para una reestruturação da economia, as privatizações, a venda de empresas públicas, a inversão da reforma agrária, a concentração da riqueza.”
Petras acrescenta que, mesmo depois do fim da ditadura e da morte de Pinochet, tudo continua igual no Chile, inclusive com a mesma Constituição e as mesmas lei trabalhistas: “Então, continua a figura de Pinochet. Si, está morto e todos devemos celebrar, porém, o pinochetismo sem Pinochet segue igual. Independentemente de que agora se chame democracia, a herança de Pinochet e o sistema econômico e social seguem iguais”, resumiu.

Tunga à vista
No fim de 2006, a alíquota do FGTS deverá cair de 8,5% para 8%. A majoração, em 2001, ocorreu para pagar o chamado “maior acordo do mundo”, para devolução de dinheiro tungado do FGTS dos trabalhadores. Deverá ou seria melhor dizer “deveria”? Normalmente, quando ocorre uma mudança no recolhimento, o Conselho do FGTS divulga, um mês antes, nova norma. Até agora, apesar de a lei determinar o aumento da alíquota somente por 60 meses, ninguém se pronunciou. Pior é o destino da multa de 10 pontos a mais sobre o FGTS de quem for demitido sem justa causa; como é de praxe em contribuições “provisórias”, esta ameaça eternizar-se.

Doença
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde, cerca de 600 milhões de pessoas no mundo inteiro estão infectadas com o vírus das hepatites B ou C. No Brasil, já são mais de 5 milhões de portadores – só a hepatite C já atinge cinco vezes mais brasileiros que a Aids. Para ter acesso a informações sobre a doença, foi criado o site www.hepatitec.com.br

Espaço Publicitáriocnseg

Boicote
“Filme Turistas: boicote já” é o nome da comunidade criada no Orkut pelo diretor da Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade, Bayard Boiteux. O filme norte-americano mostra uma imagem distorcida do Brasil. O endereço é www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24414622

“Batizada”
O vice-presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Anísio Mendez Vaz, afirmou que o Estado do Rio de Janeiro perde R$ 10 milhões por mês devido à isenção de ICMS concedida, por decreto, pela governadora Rosinha Garotinho (PMDB) à Refinaria de Manguinhos, sob pretexto de modernização da empresa: “Ela compra 10 milhões de litros do Rio Grande do Sul e vende, praticamente, para uma única distribuidora, a Inca, que responde por 8% do consumo do Estado do Rio de Janeiro”, critica Vaz, que espera que a isenção seja revista no próximo governo.

Arte
O jornalista Ricardo Viveiros lança o livro Da arte do Brasil (Clemente & Gramani Editora), que traça um panorama da arte no país, retratando a vida e a obra de alguns dos principais artistas plásticos brasileiros, do Império aos dias atuais, e ainda traz os grandes museus do Brasil. O lançamento será dia 18, às 19h, no Salão Promocional da Fiesp (Av. Paulista 1.313 – 16° andar).

Controle do controlador
A omissão na defesa dos consumidores, como mostrou o tratamento dispensado aos passageiros pelas companhias de aviação diante do apagão aéreo, não deixa mais dúvidas: já passou da hora de o Congresso criar a CPI das Agências Reguladoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui