Mais bate, mais cresce

Quanto mais a Procuradoria-Geral da República (PGR), ministros do Supremo e a mídia tentam apressar a cassação da candidatura de Lula, mais o ex-presidente conquista votos entre os que acreditam que ele sofre perseguição. Só mesmo muita miopia política para não entender que a pressa reforça a estratégia traçada pelo PT. Claro que os petistas desejam alongar os prazos para que Lula consiga disputar a eleição sub judice. Porém, poucos são ingênuos o suficiente para acreditar que o ex-presidente terá um tratamento justo.

Haveria uma hipótese, já levantada por esta coluna: se o andamento da campanha comprovar a inviabilidade da candidatura de Alckmin e o crescimento de Bolsonaro, poderiam ganhar corpo conversas de bastidores de que Lula seria uma alternativa menos arriscada. E aí, talvez, a justiça tomasse atitudes menos parciais.

 

Lei inconstitucional

A lei fluminense que alterou a forma de cobrança do ICMS para produtos importados é inconstitucional. Esta foi conclusão do parecer elaborado pelo relator Luiz Gustavo de França Rangel, da Comissão de Direito Financeiro e Tributário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e aprovado por unanimidade pelo plenário na sessão ordinária desta quarta-feira

Pela Lei 7.891/2018, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, o ICMS sobre produtos importados que entram no país pelo território fluminense tem que ser recolhido aos cofres do Rio, independentemente da sua destinação final.

A lei estadual foi contra a Constituição Federal, segundo a qual pertence à União a competência para legislar sobre normas gerais de direito tributário, cabendo aos estados a competência suplementar, somente se inexistir lei federal”, explicou Rangel, que acrescentou: “Neste caso, há a Lei Complementar 87/1996, conhecida como Lei Kandir, que definiu o recolhimento do ICMS para todos os estados e o Distrito Federal”.

O IAB vai propor ao Conselho Federal da OAB que ingresse com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei no Supremo.

 

Valor barrado

A justiça paulista tem dado ganho de causa ao contribuinte no pagamento do ITBI, imposto cobrado na venda de imóveis, afirma Beatriz Prince de Rasi, sócia-fundadora de CGRC Advogados. Isso porque o Município de São Paulo quer cobrar o imposto com base no chamado Valor Venal de Referência (VVR), arbitrado a partir de uma suposta pesquisa mercadológica.

Com a crise no setor imobiliário dos últimos anos, o valor da negociação e venda dos imóveis diminuiu sensivelmente, e a diferença do valor real e o calculado pela prefeitura pode até inviabilizar o negócio, além de sacrificar o contribuinte.

Segundo a advogada, o Tribunal de Justiça de São Paulo pacificou o entendimento de que o ITBI não pode ser cobrado com base no VVR. Mas, para evitar fraudes, o valor da negociação deve ser igual ou superior ao valor do imóvel utilizado para a cobrança do IPTU.

 

Clipping da CM do Rio

O presidente do Legislativo carioca, vereador Jorge Felippe, determinou a assinatura do 3º Termo Aditivo do contrato 61/16, com a empresa Spectranet Consultoria Ltda., no valor de R$ 198.912, pelo prazo de 12 meses, para fornecimento do clipping diário de notícias veiculadas em jornais, revistas, rádio, TV e internet, disponibilizado através da web e na internet da CMRJ.

 

Rápidas

A CI&T realizará em 25 de agosto a oitava edição do Include Day, evento de tecnologia para pessoas com deficiência. Inscrições até esta terça-feira em http://includeday.ciandt.com *** O Shopping Jardim Guadalupe sedia, domingo, a partir das 13h, encontro de rodas de samba, com os grupos Bom Gosto, Clareou, Vou Pro Sereno, RDN e Reinaldo. Informações: http://bit.ly/EncontroDasRodasDeSamba *** Sábado acontece campanha de adoção de animais no shopping Carioca (Projeto Entre Pegadas) e de adoção e vacinação no Caxias Shopping (Busucão – Projeto do Instituto Apaixonados por Quatro Patas) *** A startup russa de tecnologias de reconhecimento facial NtechLab participa, entre 21 e 23 de agosto, em São Paulo, da quarta edição do congresso e exposição Biometrics HITech Summit, único evento do Brasil especializado em biometrias e tecnologias de identificação. Informações em https://www.biometricshitechsummit.com *** Faltam pouco mais de 30 dias para o início do XXII Congresso Internacional de Direito Tributário, que a Abradt realizará em Belo Horizonte-MG de 19 a 21 de setembro. Informações: http://abradt.org.br/congresso2018/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.