Mais de 12 milhões de malwares foram bloqueados no trimestre

Número corresponde a aumento de 150% em relação ao trimestre anterior; mais de 400 golpes financeiros foram bloqueados por hora neste ano.

O dfndr enterprise, solução de cibersegurança baseada em Inteligência Artificial da PSafe, bloqueou no último trimestre mais de 12 milhões de ameaças de malwares no Brasil. O número representa um aumento de mais de 150% em relação ao trimestre anterior, que abrangeu os meses de abril, maio e junho. O dado é alarmante para empresas, principalmente pelo risco de vazamento de dados e ataques ransomwares.

Entre os principais tipos de malwares detectados estão o Data Stealler, que rouba dados dos usuários; Banker, que rouba credenciais bancárias ou de cartões de crédito; Ransomware, que sequestra e criptografa dados; e os malwares android, como o SMS Fraud, aplicativos que registram o celular em SMS pago, causando prejuízo financeiro; e o Fake Install, que são aplicativos falsos.

Para conseguirem atrair cada vez mais vítimas, os cibercriminosos sempre estão mudando a forma de praticarem seus crimes.

“Identificamos que uma das novas tentativas dos criminosos é por meio de aplicativos falsos, distribuídos em lojas de aplicativos alternativas. Esses falsos aplicativos oferecem gratuitamente benefícios que seriam pagos nos aplicativos oficiais, o que já deveria ser um alerta para o usuário”, diz O CEO da PSafe, Marco DeMello.

Nos 10 primeiros meses deste ano, a PSafe bloqueou mais de 3.4 milhões de golpes financeiros, o que representa uma média de mais de 11 mil por dia e de 400 por hora. Às vésperas da Black Friday e da implementação da quarta fase do open banking, que envolve dados sobre câmbio, serviço de credenciamento, investimento, seguros e previdência, o dado acende um alerta tanto para consumidores, quanto para empresas, devido ao risco de prejuízos financeiros incalculáveis.

“Temos visto uma engenharia social cada vez mais sofisticada e focada não apenas em pessoas físicas, mas principalmente nas empresas pelo alto poder lucrativo do golpe. Para atingir as empresas, focam nos colaboradores, atacando principalmente por meio de phishings e arquivos maliciosos cada vez mais convincentes de que são reais e com alto poder de fisgar vítimas. Somente neste ano, nossa empresa bloqueou mais de 30 milhões de phishings e, nos últimos três meses, mais de 12 milhões de ameaças de malwares no Brasil”, enfatiza Marco DeMello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Venda de imóveis novos em SP mantém estabilidade em outubro

Em valores monetários, houve queda do Valor Global de Vendas em relação a outubro de 2020.

Aumento do número de juízes dos TRFs é sancionado por Bolsonaro

Lei 14.253, de 2021 não gera aumento de despesas.

B3 divulga a 1ª prévia do Ibovespa B3 e demais índices

A prévia registra a entrada de Porto Seguro ON (PSSA3) e Positivo Tec ON (POSI3).

Últimas Notícias

O leilão beneficente da Jaguar Parade

Fundos se destinam à conservação de onças-pintadas em seus habitats.

Venda de imóveis novos em SP mantém estabilidade em outubro

Em valores monetários, houve queda do Valor Global de Vendas em relação a outubro de 2020.

Nova energia, fabricação de equipamentos de tecnologia e PMEs em 2022

O mercado de ações A-Share da China parece positivo para o próximo ano. Novas energias, fabricação de equipamentos de alta tecnologia e pequenas e médias empresas (PMEs) são áreas com grande potencial de investimento, de acordo com uma pesquisa recente realizada com 109 especialistas de indústrias na gestão de ativos.

Mais de 100 milhões de macarrão “fedorento” chinês entregues em 2021

A Região Autônoma de Guangxi da Etnia Zhuang, no sul da China, entregou este ano mais de 100 milhões de pacotes de sua especialidade de macarrão de arroz, conhecida como "Luosifen" em chinês.

Escala da indústria de big data chinesa excederá 3 trilhões em 2025

A escala da indústria de big data da China tem a previsão de superar 3 trilhões de yuan pelo final do ano 2025, de acordo com o plano de desenvolvimento para a indústria de big data, durante o período do 14º Plano Quinquenal divulgado pelo Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, sigla em inglês) nesta terça-feira.