Mais de 90% preferem Pix como meio de pagamento

Segundo estudo, sem considerar o dinheiro em espécie, população utiliza, no mínimo, quatro formas de pagamentos diferentes

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Pix (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Pix (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Pesquisa intitulada “Meios de Pagamento Latam 2024”, realizada pela Ipsos, revela que 97% dos entrevistados utilizam o Pix, seguido pelos cartões de débito (85%) e por contas digitais, como carteiras digitais e aplicativos de pagamento (75%).

Além disso, o levantamento destaca que os cartões de crédito físicos (72%) e os cartões de crédito virtuais (61%) também possuem forte adesão, demonstrando a relevância de métodos digitais no comportamento financeiro dos consumidores; e 90% dos entrevistados brasileiros relevaram ter ao menos um aplicativo de pagamento instalado no celular. Meios mais tradicionais, como talões de cheques, aparecem com apenas 4% de uso, mostrando um declínio significativo nesse formato.

Os brasileiros, em média, utilizam 4,3 meios de pagamento diferentes, excluindo o dinheiro em espécie.

Outro dado é o aumento das tentativas de fraude: 53% dos brasileiros foram alvo de algum tipo de golpe financeiro por telefone nos últimos 12 meses. As tentativas de golpe por mensagem atingiram um número ainda maior, 59% dos entrevistados. As fraudes mais frequentes ocorreram em transações com cartões de crédito físicos (21%), seguidos pelos cartões de crédito virtuais (14%), cartões de débito e de loja (13% cada), contas digitais (11%), dinheiro vivo (10%) e transferências eletrônicas (9%). Aproximadamente 30% dessas tentativas resultaram em golpes bem-sucedidos, o que significa que 1 em cada 6 brasileiros (15%) foi vítima de fraude no último ano. Esses números destacam a vulnerabilidade do sistema de pagamentos e a necessidade urgente de ações coordenadas entre instituições financeiras, governo e usuários para combater esse problema.

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A edição deste ano do estudo, que abrangeu 14 países, ampliou a amostra em relação ao ano anterior, que contemplava nove países. A pesquisa deste ano envolveu 7.800 entrevistas com consumidores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Peru, Porto Rico e República Dominicana. A inclusão de mercados emergentes e em expansão, como El Salvador, Honduras, Porto Rico e República Dominicana, reflete o compromisso da Ipsos em proporcionar uma visão mais abrangente dos hábitos financeiros na América Latina.

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