Mais que propaganda

154

Não basta alardear que sua empresa tem práticas sustentáveis por economizar energia, água ou por apenas ajudar uma instituição filantrópica com doações. A sustentabilidade é uma questão estratégica. No entanto, o que tem acontecido é que, muitas vezes, a empresa delega as práticas sustentáveis para um profissional da área de Recursos Humanos, marketing ou Relações Sociais.
– Quando uma empresa fala que busca a redução da energia elétrica, água ou redução de materiais, acredita que isto é sustentabilidade. Todavia é apenas parte de um processo – explica José Venâncio Monteiro (foto), diretor da Monteiro Associados, consultoria especializada na área de sustentabilidade.
Ele lembra que várias empresas estão tratando do assunto de sustentabilidade desta forma. E as companhias que pensam na sustentabilidade como uma questão estratégica acabam se diferenciando no mercado. Como exemplos, Monteiro cita grandes multinacionais, como a IBM, Coca Cola e Google.
– Estas companhias perceberam o quanto é fundamental ter sustentabilidade. Algumas de menor porte também têm enxergado, estimuladas pelas grandes companhias. Este é o lado bom, tem a ver com sustentabilidade, porém sem relevância estratégica – avalia o especialista.
Segundo Monteiro, o risco é de que ao não enxergarem a sustentabilidade como algo estratégico, as empresas acabem por deixar as decisões para segundo plano. Caso estas ações, realizadas de forma secundária, não dêem o retorno esperado, em questões ambientais, por exemplo, os governantes podem decidir intervir.
– O risco é de que o impacto dessas ações seja pequeno diante da urgência do problema. A sustentabilidade é um diferencial de mercado, mas as empresas não conseguem entender. Os governantes vão acabar precisando taxar leis nesse sentido -afirma.
Apesar de a situação ser de emergência, Monteiro se diz otimista com o crescimento das iniciativas, mesmo que isoladas.
– Qualquer iniciativa é válida. Grandes aderem e estimulam as pequenas, que só podem continuar a ser fornecedoras se adotarem as práticas. É um incentivo importante, pois senão adotar a empresa menor acaba saindo do mercado. É um começo. O resultado individual é bom, mas o resultado global não será satisfatório – resume.
Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), há a necessidade de redução de emissão de carbono entre 30% e 40%, pois o nível de saturação tende gerar várias catástrofes.
Não há tempo, o desafio é enorme. O mais importante é parar de olhar para o próprio umbigo e enxergar que o problema é de todos. A situação precisa ficar clara para quem lidera – diz.
O trabalho realizado por Monteiro busca estimular a companhia a obter resultados através da adoção de práticas sustentáveis de forma estratégica.
– Nós propomos um diálogo com grupos multifuncionais. Mostramos exemplos do que é e do que não é sustentabilidade. É uma quebra de paradigma – explica. Segundo Monteiro, a barreira é sempre na novidade.
– A questão é quebrar as resistências e implementar, fazer acontecer – diz.
Monteiro é formado em Engenharia Mecânica e sempre atuou na implementação de programas de qualidade. Ele é pós-graduado em Marketing e até hoje continua estudando, fazendo Especialização em Responsabilidade Social. Seu dia-a-dia é corrido, mas como não é sustentável viver somente para o trabalho, nas horas vagas, Monteiro gosta de curtir a família e os amigos. Todos os dias ele costuma correr no Parque Ibirapuera e está se preparando para a meia maratona.

DESTAQUES
UBS troca Itaú Unibanco por Bradesco
Na carteira do UBS para o mês de setembro, os analistas substituíram a recomendação das ações do Itaú Unibanco pelas do Bradesco, com a expectativa de que o banco aproveite a expansão do mercado de crédito doméstico. Também foram trocadas as ações da Sul América, substituídas pelos papéis da BM&FBovespa. As duas têm peso de 10% cada uma. Já as ações da Dufry foram trocadas pelas ações da Positivo, que ingressa com 5% de peso na carteira total. O Banco do Brasil teve seu peso elevado para 15%.

No gráfico
Após o acúmulo de sinalizações e divergências baixistas, o Ibovespa recuou abaixo do importante suporte de 56.300 pontos e da média móvel de 21 dias, sinalizando teste do suporte de 54.800. A perda desse ponto poderia indicar teste da linha de suporte da tendência de alta, situada em 53.600, mesmo nível da média móvel de 60 dias. A avaliação é da equipe de análise da Spinelli Corretora.

Exemplo brasileiro
A Itaúsa e o Itaú Unibanco Holding estão entre os selecionados para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) em sua edição 2009/2010, juntamente com outras 315 empresas de todo o mundo. O Itaú Unibanco mantém-se como o único banco latino-americano a participar de sua composição desde sua criação em 1999, e a Itaúsa está presente no índice por seis edições sendo classificada como líder em sustentabilidade no setor denominado “Serviços Financeiros” pelo terceiro ano consecutivo. A nova composição do DJSI reúne 317 empresas de 26 países, sendo apenas sete empresas brasileiras.

Espaço Publicitáriocnseg

AGENDA
Introdução ao mercado financeiro
O Programa de Educação Executiva da Fipecafi oferece o curso de curta duração “Introdução ao mercado financeiro” que acontece nos dias 12, 19 e 26 de setembro de 2009, das 9 às 18h (sábados), na sede da Fundação.

Na cabeceira
Deixe a negatividade que existe em roda de você. Para isso é preciso abrir os olhos e dar reconhecimento de nossas ações positivas. As dicas constam no livro Bom Para Você, escrito por Mike Robbins. Segundo o autor, reconhecimento é o ato de reconhecer, recompensar, agradecer. Ou seja, está ligado ao sentimento de gratidão. Quando nos sentimos reconhecidos exploramos ao máximo o nosso potencial e criatividade. Assim Robbins demonstra como é possível alcançar a felicidade através da prática do reconhecimento e da adoção de uma postura mais otimista no dia-a-dia. Este hábito permite que você melhore os relacionamentos, alcance o sucesso e sinta uma profunda gratidão por si mesmo e pelos outros. O autor oferece um planejamento detalhado para eliminar influências negativas e superar obstáculos, ensinando a manter uma visão realmente otimista da vida. Bom Para Você é uma publicação da editora BestSeller e conta com 282 páginas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui