Mais um Fiagro na listagem da B3

Ocorreu nesta segunda-feira o toque de campainha que marcou o início de negociação do terceiro Fiagro na B3, o JGP Crédito FI Agro Imobiliário. As cotas do fundo passam a ser negociadas com o ticker JGPX11.
O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) é uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio, sejam eles de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas a produção do setor. Cabendo ao administrador do fundo realizar a captação de recursos com os investidores por meio da venda de cotas. Os rendimentos recebidos pelo Fiagro, obtidos com venda ou locação de imóveis rurais, são distribuídos periodicamente aos seus cotistas.
“Para a construção de uma carteira sólida é fundamental que o investidor se atente às tendências do mercado, e hoje o agronegócio assume grande potencial. É um dos principais segmentos na economia nacional e vem ganhando cada vez mais espaço nos produtos negociados e listados em bolsa.” pontuou Rogerio Santana, diretor de relacionamento com empresas e clientes institucionais local da B3.
Forma de condomínio
O Fiagro pode ser constituído sob a forma de condomínio fechado, para emissões feitas com registro no balcão e somente condomínio fechado para emissões feitas no mercado listado. A maior parte dos Fiagros de condomínio fechado possuem prazo de duração indeterminado, portanto, não é estabelecida uma data para a sua liquidação. Nesses casos, se o investidor decidir sair do investimento, somente poderá fazê-lo por meio da venda de suas cotas no mercado secundário.
Gerido pela JGP, gestora independente de recursos, o fundo reúne análises de critérios ESG e de crédito, tendo sua alocação prioritária focada em títulos atrelados ao CDI. Desta forma, o investidor pode participar do crescimento do setor agroindustrial brasileiro abrangendo desde os grandes até pequenos produtores e ampliar a diversificação de seus ativos sem perder de vista a sustentabilidade.
O JGPX11 é o terceiro Fiagro listado na B3, desde que foi possibilitada a listagem em agosot de 2021. Os Fiagros são Fundos de Investimentos semelhantes aos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII), tendo suas aplicações de recursos realizadas em imóveis rurais, cadeias produtivas agrícolas e ativos que englobem o setor, como os Créditos de Recebíveis Agrícolas (CRAs). Desta forma, os produtores rurais ganham uma nova forma de obtenção de crédito enquanto os investidores passam a ter acesso a mais um produto pensando em diversificação.

Leia também:

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Acqio inclui transações via Pix em suas soluções de pagamento

Em abril os pagamentos feitos via Pix atingiram a marca histórica de 11,5%, no comércio eletrônico

Com ações no zero a zero, TC busca culpados da especulação

Em fato relevante, companhia afirma que tem sido alvo de uma campanha de desinformação

Criptomoedas: avaliações sobre o 1º semestre e perspectivas para o 2º

Alta dos juros e Ucrânia derrubaram cotações, dizem especialistas.

Últimas Notícias

Diminuem os homicídios, mas ainda há muito a se fazer

Por Dirceu Cardoso Gonçalves.

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços