O anúncio de que Siemens pretendia “exportar” 10 mil empregos da Alemanha para países da Europa Oriental e Ásia, onde os salários são bem mais baixos, provocou forte reação dos sindicatos de trabalhadores. Pressionada, a empresa recuou apenas parcialmente. Uma das favoritas do Terceiro Reich, a Siemens diz aceitar manter os empregos em seu próprio país, desde que os trabalhadores aceitam terem seus direitos reduzidos.
Doutor Barbosa
A Comissão de Educação do Senado aprovou, esta semana, parecer da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) favorável à instituição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo. A premiação, segundo o projeto que ainda será votado pelo plenário, será concedida anualmente a profissionais que se destacarem “pela criação e pela capacidade investigativa em relação às atividades do Legislativo”. Espera-se que a comissão julgadora, a ser composta por três senadores, três deputados federais, um representante da Academia Brasileira de Letras, um da Secretaria de Comunicação Social do Senado e um da sociedade, escolhido por notório saber na atividade jornalística, leve em consideração nas suas escolhas a defesa dos interesses nacionais. Anátema para alguns jornalistas, era questão de princípios para o homenageado.
Sem documento
Mais de 60% da frota de veículos que emplacados no Estado do Rio de Janeiro não fizeram vistoria em 2003. De 3.418.843 veículos automotores, 2.064.484 simplesmente ignoraram a obrigação e não foram aos postos do Detran. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado ao circular sem o licenciamento anual, concedido após aprovação na inútil e cara vistoria, pode perder cinco pontos na carteira de habilitação e receber uma multa de R$ 127,69.
Sem documento – II
Por essas e por outras – IPVA mais caro que em outros estados e falta de caixa para quitar multas – é que muitos motoristas e empresas do Rio estão emplacando seus carros em outras paragens – Paraná e Goiás são os campeões. A prática contamina até a frota a serviço do próprio governo estadual. Pelo menos um carro da Imprensa Oficial circula com placa de Curitiba.
Estudo
Quem taxa a educação no Brasil de atrasada está precisando – como diz a publicidade – rever seus conceitos. Prova da qualidade brasileira no ensino de terceiro grau é a inscrição de três alunos estrangeiros na turma deste ano do MBA Executivo do Coppead/UFRJ. Os novos alunos são executivos da Alemanha, Espanha e Colômbia.
Maniqueísta
A tese de atribuir a alguns integrantes do governo Lula e do PT um suposto apoio à política econômica da ditadura militar é, mais que oportunista, mentirosa. Nenhum economista sensato assina embaixo do que foi feito na economia entre 64 e a eleição de Tancredo. O que não quer dizer que se pode fechar os olhos para avanços importantes, como nas telecomunicações, na área de energia e em tantas outras, especialmente obras de infra-estrutura. Nem se pode negar que o país saltou para a oitava posição entre as maiores economias do mundo. Da mesma fora, as viúvas de FH não têm como negar que, desde o primeiro Fernando, o Brasil despencou, caindo no ano passado para a 15ª posição mundial.
Superávit fiscal
A revelação de que o brasileiro trabalha até meados de maio só para pagar impostos ajuda a explicar porque o consumo está tão em baixa e o sentimento negativo em alta.
Superávit fiscal – II
Já há analistas de mercado preocupados com os volumosos pagamentos de dividendos que vêm sendo feitos por estatais como Petrobras, Eletrobrás, Banco do Brasil e Caixa. A curto prazo é ótimo para o acionista, mas a médio prazo pode significar perda na capacidade de fazer os investimentos – especialmente em infra-estrutura – necessários.