31.1 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Mais valia

O anúncio de que Siemens pretendia “exportar” 10 mil empregos da Alemanha para países da Europa Oriental e Ásia, onde os salários são bem mais baixos, provocou forte reação dos sindicatos de trabalhadores. Pressionada, a empresa recuou apenas parcialmente. Uma das favoritas do Terceiro Reich, a Siemens diz aceitar manter os empregos em seu próprio país, desde que os trabalhadores aceitam terem seus direitos reduzidos.

Doutor Barbosa
A Comissão de Educação do Senado aprovou, esta semana, parecer da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) favorável à instituição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo. A premiação, segundo o projeto que ainda será votado pelo plenário, será concedida anualmente a profissionais que se destacarem “pela criação e pela capacidade investigativa em relação às atividades do Legislativo”. Espera-se que a comissão julgadora, a ser composta por três senadores, três deputados federais, um representante da Academia Brasileira de Letras, um da Secretaria de Comunicação Social do Senado e um da sociedade, escolhido por notório saber na atividade jornalística, leve em consideração nas suas escolhas a defesa dos interesses nacionais. Anátema para alguns jornalistas, era questão de princípios para o homenageado.

Sem documento
Mais de 60% da frota de veículos que emplacados no Estado do Rio de Janeiro não fizeram vistoria em 2003. De 3.418.843 veículos automotores, 2.064.484 simplesmente ignoraram a obrigação e não foram aos postos do Detran. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado ao circular sem o licenciamento anual, concedido após aprovação na inútil e cara vistoria, pode perder cinco pontos na carteira de habilitação e receber uma multa de R$ 127,69.

Sem documento – II
Por essas e por outras – IPVA mais caro que em outros estados e falta de caixa para quitar multas – é que muitos motoristas e empresas do Rio estão emplacando seus carros em outras paragens – Paraná e Goiás são os campeões. A prática contamina até a frota a serviço do próprio governo estadual. Pelo menos um carro da Imprensa Oficial circula com placa de Curitiba.

Estudo
Quem taxa a educação no Brasil de atrasada está precisando – como diz a publicidade – rever seus conceitos. Prova da qualidade brasileira no ensino de terceiro grau é a inscrição de três alunos estrangeiros na turma deste ano do MBA Executivo do Coppead/UFRJ. Os novos alunos são executivos da Alemanha, Espanha e Colômbia.

Maniqueísta
A tese de atribuir a alguns integrantes do governo Lula e do PT um suposto apoio à política econômica da ditadura militar é, mais que oportunista, mentirosa. Nenhum economista sensato assina embaixo do que foi feito na economia entre 64 e a eleição de Tancredo. O que não quer dizer que se pode fechar os olhos para avanços importantes, como nas telecomunicações, na área de energia e em tantas outras, especialmente obras de infra-estrutura. Nem se pode negar que o país saltou para a oitava posição entre as maiores economias do mundo. Da mesma fora, as viúvas de FH não têm como negar que, desde o primeiro Fernando, o Brasil despencou, caindo no ano passado para a 15ª posição mundial.

Superávit fiscal
A revelação de que o brasileiro trabalha até meados de maio só para pagar impostos ajuda a explicar porque o consumo está tão em baixa e o sentimento negativo em alta.

Superávit fiscal – II
Já há analistas de mercado preocupados com os volumosos pagamentos de dividendos que vêm sendo feitos por estatais como Petrobras, Eletrobrás, Banco do Brasil e Caixa. A curto prazo é ótimo para o acionista, mas a médio prazo pode significar perda na capacidade de fazer os investimentos – especialmente em infra-estrutura – necessários.

Artigo anteriorClassificados
Próximo artigoLixo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.