A Ministra das Relações Exteriores do Malawi, Nancy Tembo (D) e o embaixador chinês no Malawi, Liu Hongyang (E) posam para fotos após a cerimônia de assinatura em Lilongwe, Malawi, 23 de março de 2022. (Embaixada da China no Malawi/Divulgação por Xinhua)
Lilongwe, 24 mar (Xinhua) — Malawi assinou um memorando de entendimento (MOU, sigla em inglês) com a China sobre a cooperação na Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) nesta quarta-feira em Lilongwe, tornando-se país mais recente a se juntar no projeto multinacional.
Na cerimônia de assinatura, a Ministra das Relações Exteriores do Malawi, Nancy Tembo, salientou que a adesão a ICR dará um novo impulso à cooperação entre os dois países.
Ela demandou mais cooperação bilateral em assuntos como redução da pobreza, agricultura, infraestrutura, saúde e outros campos.
“O Governo do Malawi continua empenhado em fortalecer as suas relações com a República Popular da China, tanto a nível bilateral como multilateral, em questões de interesses comuns”, disse a ministra.
O embaixador chinês no Malawi, Liu Hongyang, disse que a China está pronta para conectar a ICR com a Visão 2063 do Malawi, contribuindo para a construção de uma nação rica e autossuficiente no Malawi.
Mais de 170 países e organizações internacionais assinaram acordos de cooperação da ICR com a China, até o momento.
Tembo aplaudiu as contribuições de Liu para o desenvolvimento dos laços China-Malawi desde a sua nomeação em agosto de 2018.
Ela elogiou o enviado chinês por facilitar vários projetos de infraestrutura no Malawi por meio de doações e empréstimos concessionais durante seu mandato.
Ela listou alguns dos projetos chaves de infraestrutura, incluindo o Programa de Água de Lilongwe no valor de 67,7 milhões de dólares de empréstimo concessional, a construção de via dupla em Lilongwe no valor de 50 milhões de dólares e um subsídio de 15 milhões de dólares para a construção de 5 escolas técnicas comunitárias no país.
“O embaixador Liu tem contribuído muito para a relação Malawi-China desde a sua nomeação em 2018”, disse Tembo. Fim
Leia também:
Bolsa de Shanghai explora caminhos para servir empresas de ICR