Cerca de 200 mil novos trojans bancários para dispositivos móveis foram descobertos em 2022, uma das conclusões do relatório Mobile Threats in 2022, da Kaspersky. O número representa um aumento de duas vezes no volume detectado em comparação com o ano anterior. Esse cenário é preocupante, de acordo com a empresa de cibersegurança, visto que essa quantidade é também a maior detectada nos últimos seis anos. A situação exige cuidados adicionais dos consumidores na hora de baixar aplicativos bancários – confira as recomendações dos especialistas da Kaspersky.
Em 2022, a Kaspersky detectou 196.476 tentativas de instalação de trojan bancários em dispositivos móveis, ameaça que realiza fraudes bancárias e rouba dados de meios de pagamentos, como cartões de crédito. Esse número destaca o interesse dos cibercriminosos por consumidores online e por dados financeiros, pois eles investem ativamente na criação de novos malware para esta finalidade.
Na maioria das vezes, os cibercriminosos espalham trojans bancários por meio das lojas de aplicativos, tanto oficiais quanto não-oficiais. Foram encontrados na Google Play ameaças bancárias como BRATA, Ghimob, TwMobo, Sharkbot e Xenomorph, todos eles disfarçados de aplicativos utilitários. Por exemplo, o Sharkbot se disfarçava de um gerenciador de arquivos, mas continha também um malware capaz de solicitar permissão para instalar outros arquivos para rodar o trojan bancário no dispositivo infectado.
No total, os produtos da Kaspersky detectaram 1.661.743 malware ou instaladores de software indesejado em 2022. Com a evolução dos serviços e tecnologias móveis, as ameaças para smartphones estão se tornando cada vez mais predominantes. Para lidar com essa preocupação crescente, os profissionais de segurança precisam monitorar continuamente o cenário de ameaças nos dispositivos móveis, além de acompanhar as tendências de golpes para manter consumidores e a comunidade de cibersegurança informados dos perigos emergentes.
Já levantamento da RankMyApp listou os aplicativos mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre de 2022. O estudo analisa o posicionamento diário dos aplicativos nas principais categorias da Google Play Store Brasil e App Store Brasil e aponta, por meio de uma média ponderada, os líderes de segmentos como compras; comer e beber/gastronomia e bebidas; entretenimento; educação/ensino; finanças; mapas e navegação; saúde e fitness.
Na categoria compras, chama a atenção o revezamento de Shein e Shopee entre os preferidos dos brasileiros. Considerando os usuários da Google Play, a Shein lidera, seguida de Shopee em segundo; Mercado Livre em terceiro; Magalu em quarto; e Americanas em quinto. Fechando o top 10, aparecem Amazon Shopping (sexto), Casas Bahia (sétimo), AliExpress (oitavo), OLX (nono) e O Boticário (10º).
Quando observados os usuários da Apple Store, a liderança se inverte, com Shopee no primeiro lugar, seguida de Shein (segundo), Mercado Livre (terceiro), Magalu (quarto) e OLX (quinto). Fechando o ranking, aparecem Americanas (sexto), Amazon Shopping (sétimo), O Boticário (oitavo), Enjoei (nono) e Lojas Renner (10º).
De acordo com o estudo da RankMyApp, o iFood lidera a sua categoria tanto no Google Play (chamada de comer e beber) quanto na App Store (chamada de gastronomia e bebidas).
A surpresa fica por conta do aplicativo Zé Delivery, que ocupa a segunda posição na Google Play, superando McDonald’s (terceiro), Burger King (quarto), Habib’s (quinto), Aiqfome (sexto), Pede Pronto (sétimo), Daki (oitavo), Rappi (nono) e Bacio di Latte (10º). Atrás do iFood entre os mais buscados na Apple Store, estão McDonald’s (segundo), Burger King (terceiro), Zé Delivery (quarto), Habib’s (quinto), Rappi (sexto), Ticket (sétimo), Pede Pronto (oitavo), Daki (nono) e Coco Bambu (10º).
As lojas de aplicativo apresentam uma diferença crucial ao definir o ranking de buscas em entretenimento: o TikTok é incluído nessa categoria apenas pela App Store – e ocupa a primeira colocação, seguido, respectivamente, por Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Globoplay, Star+, Disney+, Top Figurinhas, Paramount+ e Face Dance. Já na Google Play, que tem o TikTok na categoria social, a líder é a Netflix, acompanhada na sequência por Pluto TV, HBO Max, Desfrutar de Dinheiro, Star+, Globoplay, Disney+, CineVision VS, Cine Flix Play V2 e ViX.
O aplicativo do banco digital Nubank foi o mais buscado em finanças tanto por usuários da Google Play quanto da App Store. Na lista da Google Play, os melhores listados são: Caixa Tem (segundo), Serasa (terceiro), Inter (quarto), PicPay (quinto), C6 Bank (sexto), FGTS (sétimo), Bitz (oitavo), Carteira do Google (nono) e Caixa (10º). Já na App Store, aparecem Caixa Tem (segundo), C6 Bank (terceiro), FGTS (quarto), PicPay (quinto), Inter (sexto), Caixa (sétimo), Mercado Pago (oitavo), Serasa (nono) e Banco Santander Brasil (10º).
Assim como em entretenimento, as lojas avaliam de formas diferentes a categoria Mapas e Navegação. Considerada pela Google Play, a Uber lidera as buscas, seguida por 99, Waze, inDrive, Moovit, Cittamobi, Uber Life, Navegação GPS ao vivo, Radarbot e Lalamove para Entregadores. Na App Store, que enquadra a Uber na categoria Viagens, o top 10 é composto por Google Maps, Waze, Moovit, Cittamobi, Bike Itaú, Radarbot, Urbano Norte, Waze Carpool, Spoten e Lady Driver.
Na categoria social, o Instagram lidera entre os usuários da Google Play, seguido do TikTok, Helo, Auxílio Brasil GovBR, Facebook Lite, Scret, Instagram Lite, e, Facebook e Twitter. Na loja, o Whatsapp é listado na categoria Comunicação.
Na App Store, o WhatsApp é o de maior destaque, acompanhado por Facebook, Telegram, Messenger, BeReal, Discord, Instant Save, Followers Reports, Life360 e Google Duo – na App Store, o Instagram é listado em Fotografia e Vídeo