Manda quem acha que pode

As declarações de ex e atuais ministros sobre os poderes do Supremo Tribunal Federal são apenas mais uma...

As declarações de ex e atuais ministros sobre os poderes do Supremo Tribunal Federal são apenas mais uma comprovação do grau de desgaste institucional no país. Os três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – deveriam manter o equilíbrio exigido pela democracia. Mas diante da inércia de deputados e senadores e da falta de legitimidade do presidente da República, o STF (e não só ele) vai legislando e executando como se as urnas alguma vez tivessem oferecido a ele este direito. Para alguns integrantes do Judiciário, cabe ao Supremo a palavra final – e ponto. Uma tese perigosa, ainda mais com o STF adotando decisões distintas para casos semelhantes. O caso Aécio é apenas a ponta do iceberg do desgaste entre os Poderes. Um novo pacto nacional é urgente.

 

Tragam o chicote

Durante encontro na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, na semana passada, em Nova York, um dos empresários perguntou: “Então quer dizer que ainda não vamos poder reduzir salários? Isso é a coisa mais anticapitalista que existe”, reclamou Terry Boyland, da CPQI, empresa que presta serviços de tecnologia a bancos na América Latina, decepcionado com a reforma trabalhista. “E se perdermos dinheiro? Vamos também dividir os prejuízos?”

Se é este o tipo de empreendedor que pensa em vir para o Brasil, melhor ficar por lá.

 

Promoção

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, presidida por Claudio Castro, e o Site Consultoria em Turismo lançam o programa Encontros com o Corpo Consular, nesta quarta, durante café da manhã no Sofitel Ipanema.

Idealizado pelo professor Bayard Boiteux, vice-presidente executivo da Associação, o programa tem como objetivo manter os cônsules sediados no Rio informados de todos os projetos de turismo desenvolvidos na cidade e no estado. Além dos cafés da manhã, serão organizadas visitas a locais de interesse turístico.

Nossa ideia”, afirma Boiteux, “é que os diplomatas possam incluir nos relatórios que enviam a seus países informações positivas sobre o Rio de Janeiro, que nos ajudem na promoção do destino”.

O primeiro encontro terá como tema o Vale do Café.

 

Sem teto

A proposta legislativa para acabar com auxílio-moradia de políticos e juízes está em consulta no site do Senado. Mais de 170 mil brasileiros já se manifestaram a favor em http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=130204

 

Além da pipoca

Uma das principais tendências do mercado de cinemas será incorporar restaurantes e cafeterias nos serviços oferecidos aos espectadores, afirma Larry Etter, vice-presidente da rede norte-americana MalcoTheatres e professor na Universidade de Memphis (EUA). Segundo ele, essa estratégia já tem sido bem-sucedida em algumas salasdos EUA, que contam com espaços de coquetel e petiscos preparados por chefs, por um ingresso ligeiramente mais caro.

A ideia é que as pessoas deixem de jantar fora antes e tenham essa refeição já dentro do cinema. Se o encontro for bom então, o casal ainda pode tomar um coquetel após o filme também”, afirmou Etter, durante palestra realizada semana passada na Expocine, evento anual voltado ao mercado cinematográfico na capital paulista.

 

Sobe e desce

A – digamos – indiscrição do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, de que, no futuro, a Petrobras poderá ser privatizada levou a Bolsa de São Paulo à maior alta em nove meses. Depois, o ministro desmentiu qualquer plano neste sentido. O estrago – ou melhor, o ganho – já havia acontecido. Ninguém vai investigar possível favorecimento?

 

Rápidas

A feira Rio Antigo completa 21 anos. Ela acontece sempre no primeiro sábado do mês, na área entre a Lapa e a Praça Tiradentes *** Dia 7, o palhaço Topetão vai fazer uma tarde de autógrafos do seu livro Topetão em Teco-teco na Bola de Gude, a partir das 14h, no Carioca Shopping *** No mesmo dia, o shopping recebe a Campanha de Adoção de Animais *** Nesta quinta-feira, no World Trade Center Golden Hall, em São Paulo, a Rakuten Expo 2017 traz ao Brasil o israelense Uri Levine, cofundador do aplicativo Waze. Os ingressos podem ser adquiridos no site expo.rakuten.com.br *** De 6 a 8 de outubro, o Américas Shopping reunirá relíquias automobilísticas e artistas consagrados dos anos 70, 80 e 90 no Américas Classics – Motors & Music *** Nesta quinta-feira, o advogado criminalista James Walker Júnior participa do II Encontro da Advocacia Criminal de Pernambuco, em Caruaru. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Conversa com Investidor: BrasilAgro (AGRO3)

Por Felipe Cavalcanti, analista da Trade Machine

Eleitores brasileiros no exterior

Por Bayard Boiteux

‘Vices’ assumem e dão show de competência

Por Sidney Domingues e Sérgio Braga.

PEC 05, verdadeiro ataque à independência do MP

Por Paulo Alonso.

Como começar um negócio alinhado com a pauta ESG

Por Jandaraci Araújo.