Manso

A fiscalização da Receita Federal no Rio de Janeiro falou grosso com as empresas de factoring em 2007, quando fiscalizou nove empresas e cobrou R$ 1,5 bilhão em impostos. Mas o Leão foi mais manso com os bancos: esteve em apenas sete e as autuações somaram pouco mais de um terço do cobrado às companhias de arrendamento mercantil.
“Para este ano”, informa a assessoria da Receita no Rio, “está prevista a ampliação dos procedimentos fiscais de forma a alcançar maior número de empresas do setor financeiro”. Se a promessa for cumprida, acabará a estranha coincidência de fiscalizar 62 companhias em 2006 e bisar o número em 2007.

Dança das cadeiras – 1
Com Lobão no Ministério da Energia, crescem as especulação sobre os novos diretores da Eletrobrás e subsidiárias. Larga na frente para presidir a estatal Flávio Decat de Moura, ex-Cemig e ex-Eletronuclear. Já a senadora Roseana Sarney quer emplacar Astrogildo Quental, diretor Financeiro da Eletronorte, na mesma função na Eletrobrás.

Dança das cadeiras – 2
Na mudança no setor elétrico, também são grandes as chances de Luiz Paulo Conde desembarcar de Furnas. Dimas Toledo, que foi diretor da estatal e esteve envolvido numa suposta lista de doações para caixa 2 de polítics (ele nega) levou o nome de Roberto Nogueira da Franca, ex-presidente da INB, ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O nome encontra resistências no Planalto.

Dança das cadeiras – 3
Já a diretora Administrativa da Eletrobrás, Aracilba Rocha, criticou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, na posse da nova direção do fundo dos empregados da estatal. Indicada na cota do PMDB, mesmo partido do governador, Aracilba pode deixar a diretoria na troca de comando no ministério.

Anistia
Neste sábado, durante a partida de abertura do Campeonato Carioca, entre os times do Fluminense e Cardoso Moreira, no Maracanã, a Cedae, companhia de saneamento do Rio de Janeiro, inicia campanha – que irá até abril – para regularização da ligação de água de seus consumidores. Quem ficar regular não precisará pagar qualquer multa à companhia. “A campanha terá como protagonista o personagem Chico Gota”, explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer, que programa distribuição de folhetos nas praias.

Vôo
No ano passado, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro cresceu 17% e o de aeronaves 19%, fazendo com que o Galeão batesse o seu recorde. Em dezembro, o aeroporto foi o segundo da rede Infraero em movimento de passageiros, com 1 milhão e 80 mil, superando Congonhas e Brasília, atrás apenas de Guarulhos.
No próximo dia 20, data do padroeiro do Rio de Janeiro, o Galeão – ou Antonio Carlos Jobim – completa 31 anos. A Infraero promete que até o final deste mês estarão reformados todos os elevadores e escadas rolantes do Terminal de Passageiros I e as esteiras que ligam os dois terminais. Banheiros, alvos de reclamações dos usuários, também foram reformados.

Com sotaque
As declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, de que, para enfrentar a recessão, os Estados Unidos devem reduzir impostos, aumentar os gastos públicos e baixar juros são daquelas capazes de provocar chiliques na equipe econômica tupiniquim, não fosse por pequeno detalhe, mas fundamental detalhe: foram ditas em inglês.

Dormindo
Em tempo, Bernanke, embora, na hora do estouro da boiada, mostre não ter pudor em recorrer à ortodoxia econômica, demorou muito para agir no sentido de impedir a recessão norte-americana.

Diet?
Jornalistas que cobrem o São Paulo Fashion Week surpreenderam-se ao descobrir o passatempo favorito das modelos durante os intervalos entre um desfile e outro: comer. Como os compromissos costumam começar muito depois do horário marcado, as jovens matam o tempo beliscando nos diversos estandes montados no evento. No cardápio, opções pouco ortodoxas para anoréxicas, como brigadeiros e tortilhas.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAmeaça
Próximo artigoInoculados

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Itália é o segundo país europeu que mais vende alimentos ao Brasil

Portugal lidera ranking; Brasil também tem nichos de mercado para alimentos da Jordânia.

Cana: safra começa com qualidade e produtividade inferiores à anterior

Indicadores de qualidade e produtividade em abril são negativos, mas clima pode contribuir para a recuperação.

Ford anuncia venda da fábrica de Taubaté

No ano passado, montadora anunciou o fim de suas atividades no país.

Títulos chineses detidos por instituições estrangeiras diminuem

Instituições estrangeiras diminuíram suas participações em títulos interbancários chineses, segundo um relatório divulgado pela sede do Banco Popular da China em Shanghai.

Operações financeiras de Shanghai estão estáveis apesar da epidemia

O centro financeiro da China, Shanghai, conseguiu manter suas operações financeiras estáveis apesar do recente ressurgimento da COVID-19.