Mapa do Bric

124

“Enquanto a China se esforça para ser a fábrica do mundo e a Índia para se tornar o escritório do mundo, o Brasil, nas últimas décadas, está querendo levar a “fama”: ficar com fazendas produtoras de commodities e maquiladoras.” A ironia é do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, defensor de uma mobilização nacional pela Educação para tirar o país do atraso tecnológico em que se encontra após 25 anos de neoliberalismo.

Voto de silêncio
A propósito da nota de quarta-feira sobre o silêncio dos neoliberais tupiniquins diante da escalada estatista nos Estados Unidos, um leitor pergunta se ele seria mais ensurdecedor do que o do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Skaf, como não esquecem os de boa memória, prometeu que a indústria repassaria aos consumidores, via redução de preços, a redução da carga tributária obtida com o fim da CPMF. Passados, quase três meses, continua sem informar ao distinto público, em que setor isso ocorreu.

Verdades&mentiras
Um dia depois de o novo governador de Nova York, David Paterson, numa espécie de hedge contra o novo surto moralista da imprensa estadunidense, admitir infidelidade dupla, para tentar evitar ser apeado do cargo, o presidente George Bush afirmou que a invasão do Iraque, que completou cinco anos, quarta-feira, “é um sucesso”, sem correr qualquer risco de impeachment.

Justa causa
O fim da demissão sem justa causa é condenada por 46% dos administradores de empresas ouvidos pelo Portal Administradores (www.administradores.com.br). A enquete foi feita sobre a ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Espaço Publicitáriocnseg

“Soap opera”
Em coluna publicada dia 29, esta coluna relatou a história kafkaniana do casal, que, há seis meses tentava mudar-se do Rio para Natal, mas não conseguia concluir a venda do seu imóvel na Zona Sul carioca devido ao cipoal de exigências do banco responsável pelo financiamento do comprador – entre as quais até o resultado do exame de vista, sob a alegação de que o cliente é míope. O casal avisa que, enfim, assinou o documento de venda e, apesar da novela forçada, manteve-se fiel à decisão de não comprar produtos do bancão, uma das cinco maiores instituições financeiras privadas do país.

Mapa do solo
A Embrapa Solos oferece em seu Geo Portal (http://mapoteca.cnps.embrapa.br) acervo de mapas de solos digitais, bem como mapas temáticos ambientais (geologia, relevo, solos etc.). É possível visualizar os mapas e baixá-los: “O desenvolvimento do sistema teve como objetivo organizar e unificar em um banco de dados as informações que estavam anteriormente distribuídas entre os pesquisadores” afirma a gerente de Geoinformática, Margareth Simões Penello Meirelles.

É o juro, estúpido
Após palestra no Corecon-RJ, na qual o professor Luiz Filgueiras, da UFBA, demonstrou o quanto a economia brasileira continua vulnerável e dependente do cenário externo, uma pessoa da platéia, dizendo-se “ignorante em economia”, sugeriu que os cariocas organizassem um “jurômetro” – placar de juros – em contraposição ao “impostômetro” instalado em São Paulo pare medir as elevações na carga tributária.
“É o pagamento de juros de uma dívida que não pára de crescer, e não as despesas com tapioca, que faz os impostos subirem”, afirmou o “ignorante em economia”. O vice-presidente do Corecon-RJ, Paulo Passarinho, quer bancar a idéia.

Desejo
Na redação de um dos maiores jornais do país, com sede no Rio, tem sido muito comentada a figura do “repórter fada-madrinha”: o editor sonha e ele ajeita a matéria para realizar o desejo do chefe…

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui