Maquiagem?

Denúncia séria do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM): a Secretaria estadual de Segurança utiliza para medir o índice de criminalidade uma população hiperestimada. São 17.056.537 de pessoas, enquanto o IBGE acabou de divulgar os dados do censo em que a população fluminense soma 15.180.636, ou 1.875.901 de pessoas a menos. “Isso afeta todos os dados de criminalidade por 100 mil habitantes. Por exemplo: o número de homicídios dolosos em 2009 foi de praticamente 5.800. Com a população do IBGE, foram 38,2 homicídios por 100 mil habitantes; com a população do ISP-RJ, foram 34 homicídios por 100 mil habitantes”, calcula Maia.
Esta coluna denunciou, há coisa de seis anos, que a redução do índice de criminalidade em São Paulo foi, em grande parte, fruto de uma exótica forma de registrar os crimes.

Conforme
Micros e pequenas empresas podem contar com o apoio do Sebrae e do Inmetro para aumentar a competitividade. A parceria entre os dois órgãos vai desde assessoria para interpretação dos regulamentos técnicos e treinamentos até apoio financeiro para os projetos submetidos. “A idéia central é facilitar o acesso das micros e pequenas empresas aos programas e aos serviços do Inmetro. Muitas vezes, um ensaio, uma calibração de instrumento ou a certificação de um produto são processos onerosos. O Sebrae Nacional pode dar um apoio financeiro de 50% a 70% do valor do projeto das empresas, que inclui despesas como auditorias, ensaios e inspeção”, afirma Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.

Intercâmbio
Dando sequência às atividades do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Câmara Brasil-Alemanha organiza, junto com outras entidades ligadas ao país, visitas a quatro capitais brasileiras, com 13 instituições alemãs que realizam programas de pesquisa visando a ampliar e intensificar a cooperação bilateral. O programa começa em Porto Alegre, dia 22 próximo; seguem Belo Horizonte (24), Recife (26) e Rio de Janeiro (29). Em cada etapa haverá, ao longo do dia, palestras de especialistas. Paralelamente uma exposição apresentará as atividades das instituições e serão organizadas bolsas de cooperação, em todas as quatro capitais.

Energia
No próximo dia 14 será apresentado à população carioca a mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares: Arion. O evento ocorrerá no Uni circo, de Marcos Frota, que está armado no Parque da Quinta da Boa Vista, e contará com a participação do criador da mascote, Mauricio de Sousa, pai da turma da Mônica.
O evento, com apresentação de malabaristas, palhaços, trapezistas, acrobatas e músicos, começará às 10h e tem entrada franca,  com retirada dos ingressos a partir das 8h. Os 5º JMM serão realizados de 16 a 24 de julho no Rio de Janeiro, e devem reunir cerca de 6 mil atletas de 110 países, que irão competir em 20 esportes, sendo 15 olímpicos e cinco militares.

Super RH
Evento no Morro da Urca lançará a oitava e a nona edições do Congresso Nacional de Gestão Corporativa, que ocorrerão em São Paulo e no Rio, em 2011. O congresso nasceu da unificação de dois tradicionais eventos na área de gestão, o Corp RH e o Corp Management. Na capital paulista ocorrerá em 7 e 8 de julho, na Fecomércio. No Rio, 27 e 28 de outubro, na Firjan. Informações em www.congressocorporativo.com.br

Preço da maquiagem
A longa manutenção da aprovação automática pela Prefeitura do Rio, durante o Governo Cesar Maia, começa a cobrar o seu preço da forma mais cruel. Um professor conta à coluna que, pela primeira vez, em sua carreira no magistério, assiste ao fechamento de escolas de ensino médio, fenômeno que comprovou pessoalmente na Barra da Tijuca, mas seria extensivo a outros bairros. Segundo ele, isso ocorre porque, após ser aprovado compulsoriamente durante o ensino fundamental, estudantes se confrontam com a dura realidade de serem submetidos a provas sem qualquer base de conhecimento acumulado. Frustrados e despreparados, levas de alunos abandonam as salas de aulas e, diante da escassez de interessados, escolas são desativadas.

Artigo anteriorVacilação&culpa
Próximo artigoPressão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.